Grande Expediente

538

Reunião Ordinária

         6 de dezembro

          – O vereador Vinicius Hemetério sugeriu a participação de um representante do Executivo para abordar sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), na Câmara, em Reunião Ordinária.

– O vereador Fábio Curi, Líder do Governo, informou que já foi assinada a minuta do PMSB, a aprovação final do texto base, que está sendo encaminhada à prefeitura e logo será remetida à Câmara, para tratarem da licitação para a concessão do serviço de água e esgoto no município, em 2022. Amenizou os impactos causados pelo Ômicron.

– O vereador Júlio Nogueira (Júlio da Corneta) agradeceu ao deputado estadual Antonio Carlos Arantes o apoio dado ao município para zerar a necessidade de cirurgias de cataratas no município. Em relação à Audiência Pública realizada no dia 30 de novembro, informou que a CEMIG substituirá as lâmpadas queimadas até o dia 15 de dezembro. Agradeceu às Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal o serviço prestado ao município, com efetivos reduzidos. Cobrou novamente a poda das árvores na Avenida Camilo Soares para dar mais segurança aos transeuntes. Pediu o acompanhamento do calendário escolar das Auxiliares no Desenvolvimento Infantil nas mesmas condições dos professores da Rede Pública Municipal de Ensino, até o dia 20 de dezembro. Referindo-se ao Carnaval, defendeu que ainda não era hora de planejar o evento.

– O presidente Alessandro Fortes (Sandrinho do Som) agradeceu à deputada estadual Ione Pinheiro o apoio para a realização das cirurgias de cataratas no município e adiantou que, posteriormente, haveria “mutirão das hérnias”.

– O vereador Gilson Rodrigues expressou a necessidade da valorização da democracia, que precisa ser respeitada. Expôs que o Executivo ainda não definiu se haveria ou não os festejos carnavalescos. Completou que o assunto deveria ser tratado no início de janeiro. Registrou que o vice-presidente Nilton Américo e ele visitaram as obras importantes no Trançador na Rua Gentil Afonso Costa, a quadra de esportes e o local onde será instalada a academia ao ar livre, considerando que o ano foi muito produtivo. Completou que serão construídas quatro lixeiras de alvenaria no bairro. Pediu a operação tapa-buracos e a limpeza em todas as ruas do Trançador e Jardim Paulo Maia e relatou a necessidade de melhorias no Alto Santa Rita. Demonstrou sentimento de pesar com o falecimento de Jésus Luiz Pereira Pedro, no dia 1o de dezembro, e de Maria Tereza Felício dos Santos, “Terezinha”, no dia 4.

– O vereador Vivaldo Azevedo manifestou pesar com o falecimento de Jésus Pereira, que tanta alegria deu ao povo caxambuense, no “Cachorro Molhado”, e Cláudio José da Cruz Santos, “Pelé”, que tanta alegria deu para o futebol.

– O vereador João Francisco (Sapê) recordou que tem percorrido toda a cidade apontando os postes que estão com as lâmpadas queimadas e enviado à CEMIG, que fará as trocas até o dia 15 de dezembro, apesar de os problemas serem recorrentes. Comentou que esteve em Guaranésia recentemente visitando a empresa CCA Têxtil, sendo muito bem recebido pelos seus proprietários, e que aguarda a retribuição da visita em Caxambu. Recordou que a primeira Câmara de Caxambu foi composta em 2 de dezembro de 1901, sendo eleito presidente Praxedes Costa. Assim, sugeriu a apresentação de uma Moção aos familiares, bem como a criação da “homenagem Praxedes Costa”, pela Casa.

– O vereador Dennis Renato (Renatinho) demonstrou sentimento de pesar com o falecimento do senhor “Zezé”, naquela data.

– O vereador secretário Arnaldo Ribeiro reconheceu a importância da homenagem póstuma que seria apresentada ao senhor José Perez Gonzales, no Palace Hotel, no dia 7 de dezembro, a entrega da Medalha Hélio Costa, justificando a sua ausência. Comentou que representou a Câmara na 9a Conferência Municipal de Saúde, no dia 26 de novembro.

– O vice-presidente Nilton Américo apoiou a sugestão da denominação da quadra de esportes do Trançador, “Jésus Luiz Pereira Pedro”. Recordou também da visita feita às obras do Trançador, com o colega Gilson Rodrigues, e agradeceu ao vice-prefeito Luiz Henrique o empenho para a concretização, inclusive nas Ruas Minas Gerais e Amazonas. Demonstrou pesar com o falecimento da senhora Maria Tereza Felício dos Santos, “Terezinha”.