Grande Expediente

865

Reunião Ordinária

31 de janeiro

Vereador Alessandro Fortes (Sandrinho do Som – PL)

– Pediu ao CODEMA agilidade na autorização para o calçamento da passagem de pedestres no trecho entre a Avenida José Ferreira Leite e Rua Adão Augusto Gomes, atrás do Centro de Convenções, pois conseguiu uma emenda parlamentar no valor de R$ 120.000,00 para a execução da obra, respeitando as leis ambientais. Destacou a importância da obra para os moradores da região e o desenvolvimento da cidade.

– Agradeceu ao Executivo a troca das lâmpadas na quadra de esportes do Bosque, bem como outras parcerias.

Vereador Osmar da Silva (Boé – MDB)

– Reconheceu o empenho dos colegas na busca de emendas parlamentares e propôs a união de todos em busca de recursos para a recuperação do prédio da antiga FUNABEM, para a retomada de atividades educacionais, inclusive uma Universidade.

Vereador Fábio Curi (PL)

Líder do Governo

– Chamou a atenção dos munícipes para os cursos disponibilizados pela Central de Inclusão, no município.

– Reconheceu a importância do grupo Monte Branco, que comprou a Fazenda Santa Helena recentemente, para a geração de emprego e renda, despertando os caxambuenses para esta atividade econômica.

 Vereador Júlio Nogueira (Júlio da Corneta – PSDB)

– Comentou que o colega Gilson Rodrigues e ele estiveram em Itamonte recentemente, buscando parcerias para contratação de mão de obra.

– Felicitou a Secretaria de Saúde pelo trabalho desenvolvido e alertou a população para o aumento da contaminação do COVID-19, no município. Considerou que a Administração está sendo contraditória, pois a Saúde pede a não aglomeração, e o Turismo realiza eventos.

Vereador João Sapê (PSDB)

– Cobrou o transporte público gratuito para os alunos que estudam em São Lourenço.

– Felicitou o Aras Monte Branco pelos investimentos no município, movimentando a economia.

– Propôs a contratação de servidores para a Secretaria de Obras, a fim de atender à demanda do município.

Secretário Vinicius Hemetério (MDB)

– Reconheceu e reforçou a necessidade da limpeza urgente do Campo do Caxambu Velho e entornos, solicitada pelo colega João (Sapê).

– Agradeceu ao Executivo a atenção dada à recuperação do calçamento da Rua Major Penha, perto do antigo Grêmio; bem como o calçamento para a colocação do parque infantil no Alto Santa Rita, uma conquista de todos os vereadores.

– Desejou aos alunos, professores, funcionários e direção um bom retorno às aulas presenciais, com precaução, pensando na saúde de todos.

Vice-presidente Dennis Renato (Renatinho – PSD)

– Reforçou a necessidade da aquisição de um motocultivador para atender às necessidades do Setor de Desenvolvimento Agrícola do município, que atualmente atende 150 famílias. Justificou que a área rural corresponde ao dobro da urbana, em dimensão territorial.

– Reiterou a necessidade de melhorias para as quadras esportivas do Santa Rita e Alto Santa Rita.

– Destacou a importância da aprovação do Projeto de Lei Complementar no 2/22, que altera a Lei Complementar no 84/19, que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Caxambu, em única votação. Pediu ao Executivo o envio à Câmara de Projeto de Lei dispondo sobre a recomposição salarial dos professores, uma adequação à lei federal, com verbas do FUNDEB, como forma de valorização e incentivo aos colegas professores.

Presidente Arnaldo Ribeiro (Cidadania)

– Criticou a qualidade do serviço prestado pela empreiteira contratada pela COPASA para fazer os reparos nos calçamentos em virtude das obras que realiza. Pediu que a prefeitura fiscalizasse o descaso na recuperação dos calçamentos em toda a cidade, inclusive na Rua Major Penha, recentemente.

– Pediu a adequação do piso salarial dos professores, em 33,23%.

– Expressou que diversos países já estão tratando o COVID-19 como endemia e não mais como pandemia. Observou o aumento excesso de casos de contaminação por Ômicron no município e pediu mais informações precisas e seguras de fontes confiáveis, pela Secretaria de Saúde, a fim de esclarecer a população.