Grande Expediente

562

Reunião Ordinária

         27 de janeiro

– A vereadora Jenny Aragão (Gica) disse que sua preocupação principal era fazer parte da Comissão de Legislação, Justiça e Redação, porque trabalha na área jurídica e a principal função do vereador é a fiscalizadora. Recordou que os projetos que tramitam na Casa podem ser ou não constitucionais, de interesse público ou não. Recordou que desde o começo compõe a citada Comissão e que pela terceira vez ocupa o cargo de presidente. Recordou que desde o início do mandato, nem sempre aprovou todos os projetos apresentados pelo Executivo, por considerar alguns deles ilegais, e que este era o seu procedimento.

– O vereador Júlio Carlos (Júlio da Corneta – PSDB) recordou que apresentou outro requerimento buscando informações sobre o Hospital de Caxambu e que acompanharia de perto o atendimento prestado à população e que não tem algo contra os funcionários.

– O vereador Paulo Rodrigues comentou que as redes sociais deveriam ser usadas para apresentação de sugestões, pois os vereadores estão na Casa para fazer de Caxambu uma cidade melhor, um compromisso tanto do Executivo quanto do Legislativo.

– O secretário Francisco Martins (Kiko) relatou a existência de uma fila de mais de 600 pessoas para cirurgia de catarata e que ele colaborou com o encaminhamento de 44 pessoas para São Vicente de Minas e de 30 pacientes para Campanha, através da Secretária de Saúde. Pediu ao Executivo que prorrogasse as inscrições do Auxílio-transporte aos universitários, pois aguardam as notas das provas no Enem, Sisu e ProUni, bem como os universitários que estudam em Baependi para serem contemplados com uma ajuda de R$ 50,00. Como presidente da Comissão de Educação, Cultura e Assuntos Escolares agradeceu ao prefeito e à secretária de Educação os investimentos no Centro de Educação Infantil Caxambu Velho.

– O presidente Jean Carlos esclareceu sobre a pavimentação das ruas do Talismã e Vera Cruz, como Arlindo Olinto, Francisco Alves e Paulo Abrahão, e no Talismã, Geralda Alves Maciel, Nossa Senhora Aparecida, Sagrado Coração de Jesus e Dalira Menezes de Jesus, a serem contempladas com uma Emenda Parlamentar a ser destinada pelo deputado Federal Newton Cardoso Júnior. Pediu aos vereadores do MDB que solicitassem ao deputado o pagamento da citada Emenda.

– O vereador Vinicius Hemetério leu uma nota de esclarecimento expedida pelo ex-vereador Avilmar Hemetério e ex-presidente do Democratas (DEM), comunicando aos afiliados e afiliadas “que o Partido fora tomado” e que se pretendessem disputar as eleições, que buscassem outra legenda. Lamentou a falta de respeito para com ele e o saudoso ex-vereador Marcos Halfeld e considerou que os jovens, da Comissão Provisória, não foram os culpados pela situação. Recordou que tudo estava documentado: a convocação do diretório, a formação do diretório, a prestação de contas e a ata da eleição; que o DEM não é um partido à deriva, pois o diretório está formado e constituído. Ressaltou que não era filiado ao DEM e, sim, ao MDB, mas que infelizmente os jovens colocados na Comissão Provisória foram induzidos ao erro. Comentou que se empenharia para que esta emenda de R$ 500 mil chegasse o quanto antes, mas sabia que o deputado Federal Newton Cardoso também estaria fazendo o mesmo em Brasília.