Grande Expediente

660

         Reunião Ordinária

         15 de fevereiro

– O vereador Júlio Nogueira (Júlio da Corneta) agradeceu à Polícia Rodoviária Estadual, ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e à prefeitura a poda dos eucaliptos existentes na margem da BR – 267, em Caxambu, bem como a limpeza do trevo de acesso à cidade, onde existe o Portal, e pediu a colocação de um radar ou a construção de um redutor de velocidade nas proximidades.

– O vereador Fábio Curi, Líder do Governo, informou que o programa REFIS já está vigorando. Agradeceu à Secretaria de Obras o trabalho desenvolvido em toda a cidade e pediu o envio de um ofício à COPASA relatando o péssimo serviço que está sendo feito nas ruas e passeios da cidade, quanto à recomposição do calçamento. Pediu que a COPASA cobrasse a qualidade do serviço pela empresa terceirizada ou substituísse por outra. Pediu paciência à população quanto ao Plano Nacional de Vacinação, pois a Secretaria Municipal de Saúde está mobilizada e respeitando às determinações do Ministério da Saúde; e propôs ao Executivo o cadastramento da população a ser vacinada via internet.

– O vereador João Francisco (Sapé) agradeceu às Secretarias, em especial a de Obras, o esforço para atender às reivindicações da Câmara. Agradeceu a presença do agente Comercial da CEMIG, Eliezer Grassi Ramos, na Câmara, no dia 9 de fevereiro, prestando alguns esclarecimentos, a fim facilitar o atendimento aos munícipes e simplificar os serviços prestados. Reforçou a necessidade do envio de um ofício à COPASA enaltecendo o trabalho dos funcionários da empresa, porém, indagando se é paliativo ou definitivo o trabalho que está sendo feito nas ruas da cidade, pela empresa terceirizada.

– O vereador Vivaldo Azevedo reforçou que seu compromisso com a população não mudou, que seu trabalho será construído continuamente, principalmente na área de Saúde. Agradeceu à secretária de Saúde Bernadete Bortone a confiança e reforçou seu compromisso como servidor público da área.

– O vereador Osmar da Silva (Boé) expressou que todos sonham com a casa própria, recordando que em administrações passadas foram construídas as casas populares do Ferraz Caldas, Novo Horizonte, Vila Verde e dos Conjuntos Habitacionais Padre Léo e Cacilda Marques, e cobrou do Executivo um projeto neste sentido.

– O vereador Vinicius Hemetério agradeceu a presença dos representantes das Secretarias de Obras e de Meio Ambiente e da ASCAMARC, na Câmara, recentemente, e os esclarecimentos prestados sobre a coleta seletiva e de resíduos sólidos. Pediu ao Executivo o envio à Câmara do cronograma de vacinação para os profissionais da Saúde. Solicitou também a formação da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão, pedido acatado pelo presidente, na ocasião. Compõem a Comissão os vereadores Vinicius Hemetério (presidente), Júlio Nogueira (Júlio da Corneta – vice-presidente), Fábio Curi (secretário) e os suplentes, do vice, Dennis Renato Carneiro e do secretário, João Francisco (Sapé).

– O secretário Nilton Américo reforçou a necessidade de colocação de um abrigo no ponto de ônibus localizado na Rua Joaquim dos Santos, no Trançador, em frente da Igreja Batista. Agradeceu a poda dos eucaliptos na BR – 267, em Caxambu, pois colocava em risco a vida dos moradores e transeuntes das imediações. Agradeceu a presença do agente Comercial da CEMIG, Eliezer Grassi Ramos, na Câmara, no dia 9 de fevereiro.

– O vereador Gilson Rodrigues reforçou a necessidade do conserto dos meios-fios que estão rebaixados na Avenida Barão do Rio Branco, em frente do número 599, no Trançador, pois as águas pluviais estão desaguando na Rua Joaquim dos Santos, o que poderá causar ainda mais transtornos. Reforçou a necessidade da troca de uma lâmpada e poda de uma árvore na Avenida Barão do Rio Branco. Convidou os colegas para recepcionarem o deputado estadual Dalmo Ribeiro, no dia 16 de fevereiro, pois estaria na cidade.

– O secretário Arnaldo Ribeiro pediu uma Moção de Congratulações ao agente Comercial da CEMIG, Eliezer Grassi Ramos, pela excelência de seu profissionalismo e esclarecimentos prestados aos vereadores durante a reunião interna, no dia 9. Comentou que a Comissão da Saúde e Promoção Social, composta por ele (presidente), Vivaldo Azevedo (vice-presidente), Nilton Américo (secretário), Júlio Nogueira (Júlio da Corneta – suplente do vice-presidente) e Vinicius Hemetério (suplente do secretário) tomou conhecimento de um ofício elaborado pelo vereador Júlio Nogueira, solicitando a apuração de algumas notícias junto ao Conselho Municipal de Saúde sobre possíveis irregularidades praticadas pela gestão do Hospital de Caxambu. Resumiu que as providências já foram tomadas.

– O vereador Dennis Renato Carneiro elogiou a explanação do agente Comercial da CEMIG, Eliezer Grassi Ramos, no dia 9. Demonstrou satisfação com os cursos oferecidos no Centro de Convenções, como o “Mãos na Massa”, de qualificação profissional, e que oferecerá através do IFET os cursos de Logística Subsequente e Qualidade Subsequente, cujas inscrições estão abertas. Informou que em parceria com o SENAC oferecerá cursos relacionados aos produtos alimentícios. Enfatizou a importância dos cursos técnicos, pois são rápidos, bem como o retorno, despertando o interesse pelas empresas quando a cidade dispõe de mão de obra qualificada.

– O presidente Alessandro Fortes (Sandrinho doa Som) reforçou a necessidade de um projeto do Executivo referente às casas populares, uma necessidade da população. Em relação à COPASA, cobrou mais investimentos no município. Comentou que os vereadores Osmar da Silva (Boé), Arnaldo Ribeiro (secretário), Vinicius Hemetério e ele estiveram no Hospital, recentemente, reunidos com a diretora Administrativa Amanda Vilela, oportunidade em que levaram as necessidades da população e ouviram a instituição. Elogiou também as reuniões ocorridas na Casa com o agente Comercial da CEMIG Eliezer Ramos e outra com os representantes das Secretarias de Obras e de Meio Ambiente e ASCAMARC, oportunidade em que pediram mais organização. Enfatizou o trabalho da Casa em favor do povo.