Grande Expediente

614

Reunião Ordinária

         20 de janeiro

         – O vereador Paulo Rodrigues cumprimentou a nova Mesa Diretora, desejando sucesso em 2020, que seja um ano próspero e tranquilo para toda a Câmara. Agradeceu à diretora do Hospital Amanda Vilela o apoio prestado numa urgência que o vereador acompanhou no Hospital.

– O vereador Renato Brandão congratulou-se com a nova Mesa Diretora, lembrando que 2020 será difícil por se tratar de ano eleitoral. Desejou um ano de sucesso a toda cidade e cumprimentou a prefeitura pela realização da programação de fim de ano. Acrescentou que os servidores públicos poderão desfrutar de folga na data do seu aniversário e que esperava o apoio do prefeito.

– O vereador Vinicius Hemetério falou das suas indicações apresentadas naquela reunião, como, por exemplo, a que cobra do Executivo a realização de curso de primeiros socorros nos Centros de Educação Infantil, destacando a grande responsabilidade no trabalho das professoras, auxiliares e demais funcionários. Felicitou os atletas Kléber Santos, “Binho”, e Laynara Arantes, que foram campeões em dupla da Ultramaratona BR-135. Enfatizou que é uma prova internacional e que ambos representaram Caxambu. Convidou a população para prestigiar o “IV Game Sul de Minas”, nos dias 25 e 26 de janeiro, no Poliesportivo Jorge Curi, na modalidade de crossfit, que reunirá aproximadamente 300 atletas do Sul de Minas e Vale do Paraíba de São Paulo. Informou que o evento acontecerá no sábado, das 8h30 às 18h30 e no domingo, das 8h30 às 15h30. Desejou a todos um ano legislativo abençoado.

– A vereadora Jenny Aragão (Gica) saudou a nova Mesa Diretora, desejando um ano muito produtivo a todos os seus membros. Elogiou a condução daquela reunião, acreditando que 2020 será muito bom para o âmbito legislativo. Agradeceu à prefeitura as alterações realizadas no trânsito de veículos nas Ruas Benjamin Constant e 7 de Setembro, no centro. Emitiu sua opinião sobre a CEMIG e COPASA, criticando a má qualidade dos serviços prestados pelas companhias. Recordou que o contrato da COPASA com o município está vencido há tempos e que não pode ser exigido nada da empresa em virtude desta situação. Exigiu que a situação fosse solucionada. Já com relação à CEMIG, lembrou a existência de uma liminar que poderá ser revogada a qualquer momento. Justificou que o prefeito não tem um instrumento hábil para forçar as companhias a solucionarem os problemas.

– O vereador Fábio Curi desejou aos vereadores que o ano legislativo seja muito produtivo e comentou que é um privilégio exercer a vereança nesta legislatura. Pediu paciência à população por conta dos problemas enfrentados, como limpeza urbana, mas garantiu que em breve tudo será resolvido. Informou que os serviços de coleta de lixo e limpeza urbana foram terceirizados para atenderem às necessidades do município, inclusive dos bairros. Felicitou o vice-prefeito Luiz Henrique Diório pela passagem do seu aniversário, naquela data, elogiando seu empenho na prefeitura.

– O vereador Mário Alves desejou sorte e sucesso ao novo presidente Jean Carlos. Destacou que continuaria trabalhando 24 horas por dia em prol de Caxambu e que procuraria manter até o último dia do mandato o respeito aos colegas e Executivo. Desejou um ano de sucesso aos vereadores individualmente e complementou que esperava que no dia 31 de dezembro todos estivessem comemorando a grande passagem que tiveram pela Casa.

– O secretário Francisco Martins (Kiko) felicitou a secretária de Saúde Bernadete Bortone, reconhecendo a sua dedicação. Demonstrou satisfação ao tomar conhecimento do aumento do auxílio aos estudantes que estudam fora de Caxambu, passando para R$ 100,00, fruto de um trabalho desenvolvido pela Comissão de Educação, Cultura e Assuntos Escolares, presidida por ele em 2019. Solicitou ao Líder do Governo, vereador Fábio Curi, que o benefício fosse estendido aos alunos que estudam inclusive em Baependi. Falou que 2020 seria difícil por se tratar de um ano eleitoral, mas pediu aos interessados em disputar as eleições que estudassem a Lei Orgânica Municipal e o Regimento Interno da Câmara, para tomarem conhecimento das dificuldades que os vereadores encontram diariamente; e que as eleições transcorressem de forma tranquila.

– O vice-presidente Alessandro Fortes (Sandrinho do Som) agradeceu à prefeitura a atenção dada ao Bosque. Ressaltou que tudo que acontece naquele bairro tem a parceria do Executivo e citou a instalação dos postes solares, um pedido antigo do vereador, solucionando o problema de um logradouro que se arrastava por mais de 40 anos. Falou com satisfação da notícia recebida em relação à instalação de maquinário e pintura do Posto Odontológico do Bosque. Enalteceu o seu trabalho como vereador, citando os benefícios conquistados como a aquisição de ambulância, portal para o bairro, aquisição de medicamentos para a Farmácia Básica, posto dentário, dentre outros. Cobrou àqueles que o criticavam, sugerindo que tentassem primeiro se eleger ao cargo de vereador. Justificou que muitas ações por ele praticadas não condiziam com a função do vereador, mas que se cada um “plantar uma sementinha”, a cidade se desenvolverá cada vez mais.

– O presidente Jean Carlos agradeceu aos colegas a manifestação de apoio à Mesa Diretora; e aos servidores, a recepção e o trabalho desenvolvido, felicitando toda a equipe. Comentou que estava trabalhando com o vice-prefeito, Luiz Henrique Diório, tentando legalizar um terreno no São Januário, de pose do Vasco da Gama, pois o Executivo pretende construir naquele local uma Unidade Básica de Saúde para atender àquela região, que abrange o Jardim Exposição, Santa Cruz, Novo Horizonte, Ferraz Caldas, dentre outros. Recordou que a UBS está funcionando precariamente em uma residência, não podendo assim atender de forma completa os moradores daquela localidade. Lembrou a existência de um prédio para a UBS no Vila Verde, mas que lamentavelmente não está funcionando. Solicitou o empenho da prefeitura para resolver a questão do São Januário. Falou de uma indicação apresentada naquela reunião, pedindo a colocação de um portão na lixeira existente ao lado do Condomínio São Francisco de Assis, no Caxambu Velho, pois como o local fica aberto é facilmente bagunçado pelos cachorros de rua, que espalham o lixo, causando mau cheiro no espaço. Completou que o portão melhoria as condições do local e facilitaria o trabalho dos catadores de lixo. Agradeceu os votos de confiança recebidos para presidir a Casa em 2020, em seu segundo mandato como vereador. Recordou que o horário de inscrição para uso da Tribuna Livre é de 12 às 15 horas, nos dias de reuniões, e de 12 às 17 horas, nos demais dias.