Grande Expediente

608

Reunião Ordinária

2 de março

– O vereador Mário Alves enumerou diversas organizações que fizeram parte da história da cidade, que não funcionam mais no município. Alertou que se as autoridades não ficarem atentas, outras entidades poderão ter suas atividades encerradas, e manifestou preocupação com o possível fechamento da Delegacia de Polícia Civil, pois existem diversas exigências da Secretaria de Estado de Segurança Pública, e uma grande dificuldade de encontrar um imóvel que atenda às suas necessidades técnicas e operacionais. Reforçou que sua intenção é alertar a todos diante de um fato tão grave, a possibilidade premente de o município perder a Delegacia de Polícia Civil, e com isso o status de município especial. Manifestou que não poderia se calar diante dessas informações, e que os caxambuenses seriam os mais prejudicados, enumerando os diversos serviços disponibilizados pela instituição. Comentou que a própria Polícia Civil sugeriu a nova instalação no imóvel que abrigou o antigo Fórum da Justiça do Trabalho, recordando a existência de outros imóveis na cidade. Cobrou a união de todos para a permanência da Delegacia no município, a fim de dar continuidade aos serviços com eficiência.

– O vereador Paulo Rodrigues comentou que o vice-presidente Alessandro Fortes (Sandrinho do Som) e ele já pediram o apoio a alguns deputados estaduais para intercederem junto aos órgãos competentes para a Delegacia ocupar o prédio onde funcionou o Fórum da Justiça do Trabalho, mas que ainda não obtiveram o retorno. Felicitou o professor João Carlos Junqueira pela sua explanação na Casa e desejou sucesso nas reivindicações junto ao Estado. Manifestou indignação com as políticas adotadas pelo governador, que não está honrando os votos obtidos principalmente dos professores. Disse que esperava uma atitude mais digna em prol dos cidadãos que lhes confiaram o voto e declarou apoio na luta pelas suas reivindicações. Defendeu a participação popular em prol da valorização da cidade, ao invés de utilizar as redes sociais para denegri-la. Destacou que muitas pessoas de outras cidades gostam de visitar Caxambu e elogiam o patrimônio, ao contrário de muitos caxambuenses, que apenas criticam.

– O vereador Renato Brandão comentou que confia na competência da atual Administração, que conquistou muitos projetos novos para a cidade, principalmente na área da agricultura que não era tão lembrada. Relembrou os eventos promovidos na cidade, com mérito do prefeito Diogo Curi, fomentando o setor.

– O vereador Vinicius Hemetério solicitou que a Câmara fosse informada sobre a eventual existência de um cronograma para implantação de iluminação nas quadras do município, com o objetivo de conscientizar as comunidades que tanto esperavam por esse benefício.

– O vereador Fábio Curi enumerou diversos pontos positivos da cidade, se dirigindo à fala do vereador Mário Alves. Enalteceu a cidade, considerando ser uma das melhores para se viver, e que é preciso valorizar aquilo que tem de melhor, sem saudosismo. Relembrou que atualmente existem muitos festivais importantes em Caxambu. Defendeu o empenho da Administração perante o fato e comentou que certamente o problema do imóvel para abrigar a Polícia Civil seria sanado brevemente. Manifestou satisfação com a cidade, discordando que Caxambu vive do passado, mas que acredita num futuro melhor para todos os caxambuenses. Felicitou a Secretaria de Turismo pela realização do Carnaval.

– O secretário Francisco Martins (Kiko) pediu a atenção ao Líder do Governo em prol de suas reivindicações para implantação de redutor de velocidade na Avenida Evaristo Sá Guedes. Comentou que muitos postes estão com suas lâmpadas apagadas, e pediu que a CEMIG providenciasse a manutenção da iluminação pública na cidade. Conclamou os vereadores para tomarem providências mais firmes, caso a empresa não realizasse o serviço que é de sua responsabilidade.