Grande Expediente

619

Reunião Ordinária

9 de março

– O vereador Júlio Nogueira (Júlio da Corneta) recordou que a ACAPS foi convidada para participar de uma reunião na Casa, convite ainda não aceito. Comentou que a população aguarda uma resposta da Associação, destacando que quando precisa de dinheiro procura o Legislativo e que na hora de denunciar procurou o Ministério Público, sem dialogar com os vereadores. Destacou que continuaria exercendo a função fiscalizadora e que existem, sim, reclamações do atendimento do Hospital. Enalteceu o trabalho voluntário em geral, criticando o valor da remuneração da diretora Administrativa do Hospital, Amanda Vilela, inicialmente voluntária da Associação. Reforçou a sua disposição em averiguar os fatos, apesar de a ACAPS ainda não ter se manifestado na Câmara.

– O vereador Paulo Rodrigues agradeceu ao Executivo a colocação de um braço de luz no Santa Tereza. Comentou que participou da manifestação em Belo Horizonte, no início do mês, em relação à situação dos profissionais de Educação no Estado, preocupantes e coerentes aos anseios da classe e da conjuntura atual. Destacou que todo o trabalho do prefeito foi feito com dignidade, desde o início do mandato.

– O vereador Vinicius Hemetério comentou que o deputado federal Newton Cardoso Júnior está empenhado na liberação da emenda no valor de R$ 500.000,00 para a pavimentação das ruas do Talismã e Vera Cruz. Pediu providências ao Executivo para a Chácara Marques, no Caxambu Velho, inclusive a limpeza da área que está tomada pelo matagal.

– O vereador Mário Alves comentou que se identifica com o temperamento da diretora Administrativa do Hospital, Amanda Vilela, discordando de algumas críticas dirigidas a ela. Reiterou o seu respeito ao prefeito, vice-prefeito e secretária de Saúde. Demonstrou confiança na solução do problema e o retorno do respeito mútuo entre o Executivo e a ACAPS. Concordou com os pares que o diálogo seria a melhor alternativa, mas que as denúncias já tinham sido feitas pela Associação, e que resta a Câmara “desembaraçar este nó”. Registrou que deixou o PSDB e passou a fazer parte da bancada do MDB.

– A vereadora Jenny Aragão (Gica) abordou os problemas ocorridos com a mudança na coleta de lixo, principalmente por causa dos cachorros, e pediu a colaboração da população na adequação dos horários, que também não estão sendo cumpridos pela empresa.

– O vereador Fábio Curi recordou que os debates fazem parte da democracia e reforçou o árduo trabalho da Câmara, em favor do povo caxambuense. Destacou o respeito da Câmara pela ACAPS e o Executivo, demonstrados durante toda a reunião. Destacou que todos que fazem parte da estrutura devem trabalhar com diálogo, confrontos, embates, mas com respeito, para o desenvolvimento da cidade. Pediu o envio ao governo do Estado das reivindicações do Sind-UTE/MG – subsede Caxambu, em favor dos profissionais da Educação.

– O secretário Francisco Martins (Kiko) reforçou a necessidade de melhorias da iluminação pública da Avenida Evaristo Sá Guedes. Informou que as inscrições para o auxílio transporte universitário foram prorrogadas até o dia 13 de março. Adiantou que uma determinada empresa está interessada em se instalar na Chácara Marques e felicitou a Secretaria Municipal de Educação pela reforma do Centro de Educação Infantil Caxambu Velho.

– O presidente Jean Carlos reforçou a necessidade de melhorias do calçamento das ruas do Talismã e Vera Cruz. Reconheceu o trabalho da atual Administração, enaltecendo as coisas boas que ocorreram na cidade em relação à Administração anterior. Recordou de forma negativa da Administração anterior, enaltecendo o trabalho da atual Administração.

– O vice-presidente Alessandro Fortes (Sandrinho do Som) questionou o Executivo como ficaria a situação dos desabrigados do Bosque, em decorrência das fortes chuvas ocorridas em fevereiro, e falou das dificuldades que enfrentam, para tranquilizá-los. Cobrou a passagem da máquina patrol na Estrada da Cascatinha, bem como o corte para as águas pluviais.