Grande Expediente

486

     Reunião Ordinária

         18 de janeiro

– O vereador Dennis Renato Carneiro felicitou o jovem caxambuense “Delei” pelo gol ontológico feito no campeonato mineiro, colocando Caxambu em evidência, pois este gol foi comparado ao feito por Ronaldinho Gaúcho em 2002. Ressaltou que no ano passado o “Delei” o procurou para um tratamento, que resultou na sua recuperação, sendo contratado posteriormente pelo XV de Jaú e depois Uberaba Sport Club. Demonstrou satisfação com a aprovação das vacinas pela ANVISA, bem como com a disponibilização das doses em Minas Gerais, o suficiente para imunizar os profissionais da linha de frente. Lamentou as mortes no Amazonas por falta de oxigênio. Pediu aos caxambuenses que tivessem responsabilidade e não se aglomerassem, ressaltando que era contra o fechamento do comércio e solicitou à prefeitura a criação de um disque denúncia para os casos de aglomerações.

– O vereador Fábio Curi, Líder do Governotambém felicitou o “Delei” pelo feito e por levar o nome da cidade, pois na escalação era conhecido por Caxambu, uma prova de amor pela cidade. Demonstrou satisfação com a aprovação das vacinas elaboradas em parcerias com o Instituto BUTANTAN e com a FIOCRUZ. Sendo assim, pediu a elaboração de duas Moções de Congratulações pelo brilhante desempenho nestes onze meses de pandemia. Congratulou-se com os jovens Iago, Renata e Wagner pela criação de um grupo informativo denominado Caxambu, elo do poder público com a sociedade, de forma imparcial e transparente levando informações ao cidadão.

– O vereador Vinicius Hemetério sugeriu que a Casa convidasse a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Obras, Trânsito e Serviços Públicos e a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (ASCAMARC) para tratarem das coletas de lixo e seletiva, pois estão ocorrendo alguns problemas. Cumprimentou o atleta Kleber dos Santos, “Binho”, e equipe por ter conquistado novamente o 1º lugar na corrida BR-135, na prova dos 217 quilômetros. Sugeriu a desinfecção periódica do Poliesportivo Jorge Curi, por estar sendo exclusivo para as atividades físicas. Agradeceu a ACAPS os esclarecimentos dados na reunião ocorrida no Hospital, no dia 15, ressaltando que foi enaltecedora e bem transparente.

– O vereador Vivaldo Azevedo cumprimentou o atleta “Delei” pelo gol feito e desejou-lhe sucesso em sua caminhada. Congratulou-se com a equipe da coleta de lixo urbana e sugeriu a divulgação no rádio dos dias e horários da coleta de lixo, bem como da coleta seletiva e pediu que a população colaborasse.

– O vereador Gilson Rodrigues agradeceu ao Executivo o atendimento de indicação de sua autoria pedindo a recomposição do calçamento da Travessa Vovó Candinha, no Trançador. Informou que o vice-presidente Nilton Américo e ele enviaram um ofício a CEMIG pedindo a troca de uma lâmpada queimada na Avenida Barão do Rio Branco, próximo do número 1.153, no Trançador. Lamentou a morte do senhor Sebastião Alves dos Santos, “Kalu”, naquele dia, pois eram vizinhos e amigos, cozinheiro do Palace Hotel e pai dos servidores da prefeitura João Carlos e Wiliam Alves dos Santos. Externou condolências a viúva Aparecida, bem como aos demais familiares, considerando que fora uma grande perda para o Trançador e a cidade.

– O vereador João Francisco agradeceu ao Executivo o atendimento de todas as suas indicações, em especial a limpeza da Chácara Marques, no Caxambu Velho, a poda das árvores e a retirada do barranco na descida dos bambus no bairro. Comentou que as indicações são feitas após os vereadores percorrerem a cidade e constatarem as necessidades de melhorias, mas que devido às chuvas ocorrem problemas inesperados, mas que todos estão trabalhando com o Executivo para solucionar estes problemas.

– O secretário Arnaldo Ribeiro comentou que solicitou dentro do possível o atendimento de duas indicações, a mudança de localização da faixa de pedestres na Travessa Nossa Senhora dos Remédios quase em frente da quitanda e da Loja Edmil devido aos problemas e riscos com os pedestres. Pediu também a mudança de estacionamento de ônibus com cones em frente do Banco do Brasil dificultando o acesso à Agência. Comentou que o Conselho Tutelar mudou para a Rua Major Penha, sendo assim, pediu a colocação de uma placa identificando o local. Comentou que os vereadores Alessandro Fortes (Sandrinho do Som – presidente), Vinicius Hemetério, Osmar da Silva (Boé) e ele estiveram reunidos com a diretoria da ACAPS e que na oportunidade receberam diversas informações adequadas referentes ao assunto tão delicado, que deverá ser abordado na Câmara, oportunamente, pela diretora Administrativa Amanda Vilela.

– O presidente Alessandro Fortes (Sandrinho do Som) comentou que a Câmara convidaria a diretora Administrativa do Hospital, Amanda Vilela, para participar de uma Reunião Ordinária e na oportunidade exibir o vídeo apresentado aos quatro vereadores durante a mencionada visita. Reforçou a necessidade do atendimento de suas indicações solicitando a colocação de redutor de velocidade na Avenida José Ferreira Leite em frente do número 245, no Bosque, acompanhada de abaixo-assinado; bem como a colocação de outro redutor em frente da Escola Municipal Monsenhor João de Deus, e a instalação de uma faixa elevada de pedestres na Avenida Ápio Cardoso próximo da Autoelétrica do Lucas. Pediu também a recomposição da calçada da Rua Plínio Divino de Alcântara atrás do muro de contenção da Escola Monsenhor João de Deus, ressaltando que o piso afundou e a água infiltra por baixo do paredão da escola. Pediu ao Executivo o estudo da possibilidade de redução dos valores na cobrança do IPTU e do Alvará para os comerciantes que tiveram suas portas fechadas em virtude do decreto municipal sobre a pandemia do COVID-19, uma forma de amenizar os problemas econômicos. Solicitou também a implantação de uma central de atendimento pela internet, na Secretaria Municipal de Saúde, para a marcação de exames e agendamento de consultas e outros serviços de forma online para evitar aglomerações nos postos de saúde principalmente pelos idosos. Com muita alegria comentou que recebeu uma ligação da deputada estadual Ione Maria Pinheiro informando que destinaria uma emenda parlamentar para a Casa da Criança, no valor entre R$ 25 mil a R$ 30 mil, para a compra de equipamentos ou móveis, eletrodomésticos e roupas. Acrescentou que ela também enviaria uma academia ao ar livre que será colocada na Rua Vera Cruz, no Santo Antônio. Ressaltou que ele não é vereador apenas do Bosque, mas sim de toda a cidade. Agradeceu ao Executivo e à CODEMIG a reabertura da portaria do Parque das Águas, acesso ao Bosque, atendendo a sua indicação. Recordou que a Casa realizaria a primeira Audiência Pública de 2021, com o tema transporte individual de passageiros, no dia 20 de janeiro.