Grande Expediente

459

         Reunião Ordinária

         1o de fevereiro

– O vereador Osmar da Silva (Boé) comentou que as pessoas estão questionando os vereadores quanto à vacinação. Explicou que, por enquanto, não haverá vacina suficiente para todos, mas que é necessário seguir os protocolos de saúde, ou seja, lavar as mãos, evitar aglomerações e usar máscaras. Elogiou as medidas tomadas no início da pandemia, com o fechamento do comércio, que prejudicou a muitos, mas salvou vidas.

– O vereador Dennis Renato Carneiro falou da necessidade de se alinhar a fiscalização, a fim de evitar as aglomerações, e de reforçar os protocolos de saúde devido à gravidade da doença. Felicitou a Secretaria de Turismo pelo preparo para receber os turistas.

– O vereador Fábio Curi, Líder do Governo, reforçou a necessidade de seguirem as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e recordou a existência do canal da prefeitura que divulga as informações sobre o COVID-19. Comentou que estava sendo disponibilizado o curso para padeiro, “Colocando a mão na massa”, pela Secretaria de Desenvolvimento Social; e que a Secretaria de Obras está fazendo a  recomposição do calçamento no Santa Tereza. Citou a Sala Mineira do Empreendedor, que realizará diversos cursos de preparo e capacitação aos charreteiros.

– O vereador Júlio Nogueira (Júlio da Corneta) pediu o enviou de dois ofícios, um ao DER-MG cobrando a poda de uma árvore na BR-267, entre os bairros Santa Rita e Alto Santa Rita, pois coloca em risco a vida dos munícipes e moradores que trafegam pelo local; e outro, para a CEMIG, pedindo a presença de um responsável na Casa para prestar esclarecimentos sobre a iluminação pública no município. Comentou que protocolizou diversas reivindicações no escritório local da CEMIG, não sendo atendido, e que enquanto existir a liminar a obrigação das substituições de lâmpadas será da CEMIG e não da prefeitura.

– O vereador Vinicius Hemetério sugeriu que o Executivo e Legislativo, com o apoio dos deputados, tentassem suspender a liminar, a fim de facilitar e melhorar os problemas de iluminação pública.

– O vereador Vivaldo Azevedo pediu à Secretaria de Saúde para incluir os cuidadores de idosos na primeira fase de vacinação, bem como os funcionários do sistema funerário. Agradeceu à secretária Bernadete Bortone e à fiscalização da Saúde o trabalho desenvolvido ao combate do COVID-19.

– O secretário Arnaldo Ribeiro comentou que na conta de luz consta custeio de iluminação pública, e que não diz troca de lâmpadas e/ ou de postes de iluminação, mas que é preciso recorrer ao Ministério Público e à Associação Mineira de Municípios (AMM), para ter uma dimensão maior. Ressaltou que já solicitou à Presidência da República um espaço maior para abrigar a Agência da Caixa Econômica Federal, sem falar da falta de funcionários, e completou que a Agência do Bradesco atualmente só dispõe de auto-atendimento.

 O vice-presidente Nilton Américo endossou as palavras do vereador Júlio Nogueira (Júlio da Corneta) sobre o eucalipto existente na BR-267. Agradeceu ao Executivo a mudança de um dos locais para o caminhão prensar o lixo, no Santo Antônio, pois o chorume causado prejudicava a saúde de uma determinada cidadã que tem problemas de saúde.

– O presidente Alessandro Fortes (Sandrinho do Som) expôs que não defendia a CEMIG, mas que a empresa sempre atendeu às suas reivindicações referentes ao Caxambu Velho, Vila Verde, Santa Cruz, Novo Horizonte e outros. Reforçou a necessidade da criação de uma clínica veterinária especializada municipal, com atendimento 24 horas, para o trato de animais, bem como a contratação de um médico veterinário para o atendimento nos bairros. Agradeceu ao Executivo a reforma do passeio da Escola Municipal Monsenhor João de Deus. Informou que conseguiu recentemente uma emenda parlamentar, no valor de R$ 50.000,00, para a Casa da Criança e do Adolescente, para a compra de equipamentos e móveis, bem como uma academia ao ar livre para o Santo Antônio. Comentou que, com o apoio de deputados, conseguiu cerca de 300 cirurgias para pacientes que aguardavam o atendimento pelo SUS.