Grande Expediente

570

         Reunião Ordinária

         15 de março

– O vereador Júlio Nogueira (Júlio da Corneta) informou que o deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSDB) disponibilizou uma emenda parlamentar para ser destinada à Quadra de Esportes do Bairro Santa Rita para a construção dos vestiários e das arquibancadas. Pediu que a empresa terceirizada para o serviço de capina, limpeza e manutenção das ruas do município, contratasse cidadãos caxambuenses, gerando empregos na cidade. Lamentou as críticas recebidas por realizar com as próprias mãos parte do serviço de limpeza das vias públicas do município; e ressaltou que além de realizar o trabalho, desempenha o seu papel como vereador. Enfatizou que como cidadão continuaria trabalhando em prol de Caxambu.  Solicitou a elaboração de um ofício ao governador do Estado, cobrando a vacinação em massa em todo o território mineiro

         – O vereador Dennis Renato Carneiro agradeceu à visita do senhor Rafael do Carmo, assessor do deputado estadual Ulysses Gomes (PT) e do deputado federal Odair Cunha (PT), recentemente. Comentou que visitaram algumas escolas para colher as demandas de cada uma delas e os representantes do Executivo para conhecimento das necessidades do município. Felicitou o trabalho do deputado estadual Ulysses Gomes (PT), referente à instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais para apuração das denúncias quanto a “Fura-Fila” da vacinação contra o COVID-19, que inclusive resultou na exoneração do secretário de Estado de Saúde. Completou que mais de 800 servidores que estavam em home office e não faziam parte do grupo prioritário foram vacinados pelo Governo do Estado. Cobrou respostas ao seu requerimento endereçado ao Parque das Águas e adiantou que não esperava palavras, mas sim ações no espaço. Lamentou o abandono do Parque das Águas e complementou que gostaria de colaborar com a revitalização.

– O vereador Osmar da Silva (Boé) elogiou com satisfação o atendimento do Hospital ao atender o neto de um amigo, recentemente. Destacou a importância de divulgar as coisas boas que acontecem no município e desejou paciência a todos para tudo ser resolvido da melhor maneira possível.

– O vereador Vivaldo Azevedo cobrou empenho e estudo para viabilizar a concessão de um plano de saúde, na forma co-participação, para os servidores públicos municipais.

– O vereador Gilson Rodrigues reforçou a necessidade de poda de uma mangueira no Trançador, ressaltando o grande risco que a árvore oferece aos moradores próximos. Comentou sobre outro problema enfrentado na Avenida Barão do Rio Branco, no Trançador, em frente da residência número 1.153, que necessita de manutenção na luminária que há meses encontrava-se apagada. Informou que o problema era no reator e de fácil solução, frisando o perigo existente no trecho por conta da escuridão. Agradeceu o trabalho da Secretaria Municipal de Obras, no Trançador, mais precisamente em frente do comércio do “Senhor Helder”.

– O vereador Vinicius Hemetério noticiou que o governador do Estado tinha acabado de publicar nas mídias sociais a implantação da “Onda Roxa” em todo o território mineiro.

– O vereador João Francisco (Sapé) agradeceu o trabalho da Secretaria Municipal de Obras, mas cobrou a limpeza do Jardim Recreio e endossou as palavras do colega Júlio Nogueira (Júlio da Corneta) quanto à terceirização dos serviços de capina e limpeza e também a contratação, dentro das possibilidades, de novos profissionais para atender à demanda. Comentou que foi abordado por moradores da Rua Luiz Gonzaga Machado, no Jardim Alvorada, cobrando o calçamento do logradouro, sendo assim pediu atenção da Administração.

– O vereador Fábio Curi, Líder do Governo, comentou que o Executivo já discutiu a necessidade de contratação de mão de obra terceirizada local para capina, limpeza, operação tapa-buracos e pintura dos meios-fios de todas as ruas. Sugeriu o envio de um ofício à promotora de Justiça, Tânia Nagib Abou Haidar Guedes, dando as boas-vindas pelo seu retorno a Comarca. Quanto ao Parque das Águas, avaliou que algumas melhorias foram feitas, mas que ainda muito tem a ser feito. Criticou os cidadãos que divulgam a cidade de forma negativa nas redes sociais e lembrou os inúmeros pontos positivos de Caxambu e acima de tudo a sua história, que deve ser valorizada e divulgada.

– O secretário Arnaldo Ribeiro falou de um pedido de sua autoria encaminhado à Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (CODEMGE), quanto à disponibilização da água da Fonte “Dona Leopoldina” em uma bica na lateral do Parque das Águas, que margeia a Rua João Carlos, tendo assim um melhor aproveitamento da água que jorra diuturnamente. Leu o ofício encaminhando a resposta da Companhia e criticou as inúmeras dificuldades impostas no documento. Garantiu que é uma questão simples de ser resolvida e que muito contribui para com o município. Comentou que solicitaria através de requerimento ao Executivo, um estudo para flexibilização e viabilidade da cobrança do IPTU dos hotéis, principalmente por conta das grandes dificuldades impostas pela pandemia.

– O vice-presidente Nilton Américo endossou as palavras do vereador Gilson Rodrigues e cobrou mais atenção da Administração Municipal e da CEMIG, quanto à iluminação pública na Avenida Barão do Rio Branco, no Trançador, o que causa insegurança aos moradores. Cobrou providências quanto à limpeza na Rua Ricardo Bezerra, bem como a colocação de uma placa proibindo a colocação de lixo no logradouro. Solicitou à Secretaria da Câmara a elaboração de uma Moção de Pesar, em virtude do falecimento do senhor Luiz Fernando Cunha, no dia 13 de março.

– O presidente Alessandro Fortes (Sandrinho do Som) comentou que visitou vários pontos da cidade que necessitam de pavimentação, inclusive a “Rua Turística”, a ser denominada no Bosque, e que dará acesso à Estrada Real; e recordou das emendas parlamentares a serem destinadas ao município para a pavimentação. Cobrou da Administração a capina e limpeza do Campo do Meio ou a passagem da máquina patrol para melhorar o trânsito no bairro. Agradeceu o trabalho executado na calçada da Rua Primo Divino de Alcântara, atrás da Escola Municipal Monsenhor João de Deus, e cobrou o calçamento de bloquetes na Rua Cinco, no Bosque. Criticou a decisão do Governo do Estado ao fechar os comércios.