Grande Expediente

459

         Reunião Ordinária

         22 de março

– O vereador Gilson Rodrigues agradeceu ao agente Comercial da CEMIG, Eliezer Grassi Ramos, e equipe a ligação da luz na Avenida Barão do Rio Branco, em frente da residência número 1.153. Cobrou novamente a poda de uma mangueira na Avenida Barão do Rio Branco, no Trançador. Reforçou o pedido à população para manter o distanciamento social, usar álcool em gel e máscaras e evitar aglomerações, redobrando os cuidados, principalmente àqueles que residem com os idosos. Destacou que todas as reivindicações recebidas da população são tratadas através de indicações ao Executivo ou diretamente na prefeitura.

– O vereador Vinicius Hemetério reforçou a necessidade de atendimento da indicação de sua autoria, pedindo a viabilidade de encaminhar ao Legislativo um Projeto de Lei que disponha sobre o auxílio financeiro temporário aos Microempreendedores Individuais e Microempresários em virtude dos impactos sociais e econômicos da onda roxa da pandemia de COVID-19, conforme Anteprojeto de Lei que acompanha a indicação. Sugeriu que o orçamento fosse revisto e que o município destinasse uma verba para o atendimento, inclusive a que poderia ser gasta no projeto Cidade Inteligente, para que empregos não sejam perdidos e microempresas, fechadas.

– O vereador Júlio Nogueira (Júlio da Corneta), também como cidadão, criticou a situação em que o País está vivendo e demonstrou indignação com os lockdowns e a onda roxa decretada pelo Estado. Demonstrou preocupação com os trabalhadores que, em casa, ficam sem seus proventos e enfatizou que todas as atividades são essenciais. Cobrou energicamente do governador a redução das tarifas nas contas de água; e dos políticos em geral, uma manifestação quanto à vacinação em massa da população. Reforçou a preocupação do povo com o próprio sustento e de seus familiares. Indagou onde estão os hospitais de campanha e equipamentos, recordando o aumento acelerado do número de internados e de óbitos no País, bem como dos que não conseguem sequer uma vaga para internação nos CTIs. Almejou a redução das desgraças ocorridas no País e cobrou atitude dos governantes em todas as esferas.

– O vice-presidente Nilton Américo recordou da importância do Dia Mundial da Água, ilustrando que o município é muito privilegiado por conta do potencial aquífero que dispõe. Felicitou todos os caxambuenses pela data e agradeceu à CEMIG a ligação da luz em um determinado ponto da Avenida Barão do Rio Branco, no Trançador.

– O vereador Dennis Renato Carneiro relembrou do destaque do dia 22 de março. Agradeceu à gestora do Parque das Águas, Bruna Fagundes, a permanência aberta da Fonte Viotti externa, na onda roxa, relevando a importância que tem para a população, principalmente a mais carente, que não possui poder aquisitivo para comprar água, que é essencial. Felicitou o deputado estadual Ulysses Gomes, pela iniciativa ao protocolar um requerimento atendido pelo governador, pedindo para não cortar o fornecimento de água dos munícipes que pagam a tarifa social. Prestou uma homenagem póstuma ao amigo José Pinto da Silva Filho, “Zezinho”, falecido no dia 20 de março, recordando da amizade existente com o seu sogro, o saudoso vereador Marcos Halfeld.

  – O vereador Fábio Curi, Líder do Governo, felicitou o Executivo, a Câmara e a população, principalmente os poderes constituídos, por não estarem politizando a pandemia na cidade. Comentou que o País vive uma crise sanitária nunca vista, com acertos e erros no combate ao coronavírus. Recordou o apoio da população caxambuense, pois, segundo ele, vem seguindo à risca as orientações, confiante que em breve tudo passará. Reforçou a importância do REFIS, pedindo a aderência da população. Felicitou a Secretaria Municipal de Assistência Social pela promoção do curso de padeiro. Agradeceu ao Centro de Apoio ao Turista, que também é fonte de artes, com mais de 80 artesãos cadastrados. Festejou o Dia Mundial da Água e pediu a reabertura do Parque das Águas, com uma boa logística.

– O vereador Vivaldo Rodrigues pediu ao Executivo, através da Secretaria Municipal de Educação, o oferecimento de um sopão nas comunidades, para alimentar principalmente as pessoas mais carentes.

– O secretário Arnaldo Ribeiro reconheceu o apoio da população ao apelo do Executivo para evitar aglomerações no Calçadão, preservando a vida. Destacou a importância da data, considerando que Caxambu tem a maior diversidade de águas minerais do mundo. Recordou do seu pedido para a canalização das águas da Fonte Dona Leopoldina, até o gradil, para a água ser aproveitada pela população, como ocorre na Fonte Viotti externa. Criticou a gravidade do assoreamento do lago Parque das Águas, a necessidade de reparo nas Fontes, principalmente a pintura, pois estão deterioradas. Colocou que a CODEMGE se interessa apenas pela venda das águas minerais e a renda do Balneário, considerando que isso é um paradoxo para a cidade. Recordou também que a COPASA cobra as tarifas mais caras do mundo, usando critérios que explora os consumidores. Reforçou o seu apoio ao Legislativo e Executivo, numa condição de igualdade com os demais colegas, com respeito mútuo e liberdade para expressar as suas ideias e pensamentos. Recordou a legalidade do veto parcial ao Projeto de Lei no 55/20, chamando a atenção dos colegas para os aspectos legais das proposições que tramitam na Casa. Concluiu que naquela data a cidade infelizmente não tinha muito que comemorar.

– O presidente Alessandro Fortes (Sandrinho do Som) repassou a informação da coordenadora do Parque das Águas, Bruna de Campos Fortes Fagundes, que estava seguindo as diretrizes do Estado, no período da onda roxa. Agradeceu ao Executivo a passagem da máquina patrol na estrada da Migração, do Horto Municipal e da Cascatinha.