Grande Expediente

734

 Reunião Ordinária

         5 de abril

– O vereador Júlio Nogueira (Júlio da Corneta) pediu à Câmara o envio de um ofício à CEMIG e à COPASA indagando a respeito dos cortes das ligações dos clientes inadimplentes no período da pandemia.

– O vereador João Francisco (Sapé) agradeceu às Secretarias Municipais o atendimento das solicitações da Casa. Pediu uma atenção especial do Executivo para a limpeza do terreno baldio localizado na Travessa São Domingos, bem como a colocação de um redutor de velocidade na Avenida Evaristo Sá Guedes com a Rua 25 de Dezembro, ambas no Caxambu Velho. Pediu à Câmara o envio de um ofício à CEMIG questionando a situação das construções irregulares no Vila Verde III, em área de risco, e que o Executivo analisasse com carinho a situação dos moradores da localidade.

– O vereador Vinicius Hemetério comentou que no Domingão do Faustão, no dia 4 de abril, foi divulgado o livro O Atleta Profeta, uma história de superação do ultramaratonista Kleber Felipe dos Santos, de autoria da professora Anne Maram. Desejou ao atleta Binho vida longa e recordou que ele é conhecido nacional e internacionalmente pela sua dedicação ao atletismo, e que faz grande divulgação de Caxambu. Recordou que abril azul é o mês de conscientização do autismo e agradeceu aos pares a aprovação do Projeto de Lei no 21/21, de sua autoria, que proíbe o uso de fogos de artifícios ruidosos em eventos promovidos pelo município, em primeira votação, na Reunião Ordinária.

– O vice-presidente Nilton Américo reforçou a necessidade do atendimento das indicações pedindo a capina e limpeza, bem como a notificação aos proprietários dos terrenos vagos existentes na Rua Paraná, no Jardim Paulo Maia; e o nivelamento da pavimentação na esquina das Ruas Rosas de Saron com a Júlio Divino da Silva, no Trançador.

– O secretário Arnaldo Ribeiro comentou que sugeriu a participação do secretário de Desenvolvimento Social, Patrick Gadben, em uma Reunião Ordinária, para informar algumas ações que estão sendo tomadas, e que na oportunidade poderia inclusive abordar a situação das moradias existentes em área de risco no Vila Verde III. Recordou das dificuldades enfrentadas pela população em relação à falta de recursos financeiros e de empregos que assolam o País, o que ocorre também no município, em virtude da pandemia. Demonstrou confiança na retomada do desenvolvimento com a procura intensa pela vacinação. Recordou da reunião ocorrida na Casa, recentemente, com a mestranda Clarissa de Castro Lima Tribst designada para compor o Comitê Executivo sobre o processo de elaboração da Política Municipal de Saneamento e do respectivo Plano Municipal de Saneamento Básico. Cobrou a participação de um representante da ARSAE-MG, na Casa, conforme comentado naquela reunião com a presença da representante da UFMG, Clarissa Tribst. Explicou que a COPASA agora resolveu construir uma adutora, segundo ele, uma barreira para dificultar negociações futuras com o município, e enfatizou e garantiu que a responsabilidade social da empresa é só aumentar os seus lucros. Chamou a atenção para a distribuição do Projeto de Lei no 19/21, que dispõe sobre a proteção, preservação e promoção do Patrimônio Cultural de Caxambu, recentemente. Explicou que requer atenção especial, com diversas novidades, através de tombamentos e desapropriações, sendo necessário o estudo destas consequências junto à população e pediu que a Casa estudasse profundamente a proposição. Exemplificou os estragos ocasionados pela COPASA, como na Rua João Pinheiro, esquina com a Cônego José Silvério, adiantando que apresentaria uma indicação ao Executivo neste sentido. Referindo-se à Semana Santa, desejou que as celebrações religiosas fossem retomadas em 2022, um movimento tão espiritual e saudável. Felicitou a Paróquia Nossa Senhora dos Remédios pelo esforço em celebrar as cerimônias com o número tão reduzido de fiéis.

– O presidente Alessandro Fortes (Sandrinho do Som) reforçou a necessidade do atendimento da indicação de sua autoria pedindo a poda de árvore na Rua Santa Bárbara, no Vila Verde, bem como a passagem da máquina patrol na Rua Vilobardo de Oliveira Castro, no São Januário.