Grande Expediente

334

Reunião Ordinária

     7 de junho

 – O vereador Júlio Nogueira (Júlio da Corneta) manifestou indignação com as normas impostas pelo Minas Consciente, pois decretava a partir do dia 6 de junho que as cidades tomassem providências quanto à redução de serviços não essenciais. Garantiu que no feriado os turistas lotaram os hotéis da região, em um período tão crítico. Destacou as dificuldades encontradas nos hospitais para obter vagas em UTIs e pediu à população que redobrasse os cuidados para enfrentar a pandemia.

– O vereador Gilson Rodrigues apelou à população para manter os cuidados para preservar a vida de todos, e principalmente ter consciência da gravidade do Coronavírus.

– O vereador João Francisco (Sapê) enalteceu a atuação dos servidores públicos, pois não estão medindo esforços para que os serviços do sistema de saúde funcionassem de forma coerente. Destacou que a cidade tem o privilégio de contar com uma equipe tão bem preparada para atender os cidadãos e reconheceu que os médicos e enfermeiros deveriam ser mais valorizados num futuro próximo.

– O vereador Vivaldo Azevedo apelou ao Executivo que reconsiderasse a decisão de fechamento de academias e salões de beleza na cidade tendo em vista a forte crise econômica que o país passa devido à pandemia. Destacou a importância de resguardar a saúde e a vida, tendo em vista a estrutura insuficiente que o município dispõe, porém era preciso olhar pelos empresários que também sofrem com a situação atual. Enalteceu o trabalho dos fiscais do município, bem como da Polícia Militar que atuam em conjunto para combater aglomerações e defendeu a união de todos perante a pandemia. Relembrou a luta do ex-vereador Paulo Rodrigues com seu brilhante trabalho social e solicitou ao Executivo a reconsideração das normas do decreto a serem aplicadas a partir do dia 6 de junho.

– O vereador Dennis Renato Carneiro manifestou satisfação ao retornar à Câmara depois de ser acometido pela Covid-19 e destacou o empenho dos profissionais da saúde que estão na linha de frente da pandemia. Agradeceu o apoio de todos e leu um texto de autor desconhecido relatando as dificuldades da crise sanitária.

– O vice-presidente Nilton Américo reforçou a necessidade de atendimentos de suas indicações cobrando melhorias para o Trançador e Jardim Exposição, em especial na pavimentação da Travessa Demétrio Jamal. Recordou da apresentação da Moção de Pesar pelo falecimento do senhor Expedito dos Santos, pai do Padre Aylton Marcos que atuou muitos anos na Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, sendo uma pessoa muito querida pelos caxambuenses. Questionou as regras de fechamento dos estabelecimentos devido à proliferação do Coronavírus, justificando que todos têm importância para a economia.

– O secretário Arnaldo Ribeiro destacou a ocorrência de diversas formas de golpes relatados por cidadãos, alertando as pessoas para não repassarem informações pessoais, principalmente os dados bancários. Enalteceu a presença do ex-vereador Paulo José Rodrigues na sessão.

– O presidente Alessandro Fortes (Sandrinho do Som) agradeceu a presença do ex-vereador Paulo Rodrigues, do vice-presidente da Câmara de Baependi Júlio Cesar Junqueira dos Santos, “Júlio Cezinha” e do vereador Jefferson Nascimento, na Reunião Ordinária. Discorreu que o comércio deveria permanecer aberto até às 21 horas, tendo em vista as altas despesas fixas mensais. Criticou a condução das regras sobre a pandemia, destacando as diferenças de tratamento dos comerciantes dos bairros para os do centro. Considerou vergonhosa a atuação das empresas concessionárias de água e luz cortar os serviços dos inadimplentes, pois não existem políticas efetivas para auxílio e proteção deles.