Grande Expediente

739

Reunião Ordinária

30 de agosto

– O vereador Vinicius Hemetério reforçou a necessidade do atendimento das duas indicações apresentadas na reunião, a construção de faixas elevadas para passagem de pedestres na Rua Dr. Enout, antes da esquina com a Rua Elias Ferreira e em frente da Padaria Nossa Senhora dos Remédios; e a instalação de barreira e/ou cancela com corrente nas extremidades do Calçadão, bem como de placas proibindo o trânsito de veículos no local.

– O vereador Osmar da Silva (Boé) reconheceu com satisfação o avanço da vacinação da COVID-19, no fim de semana, para os jovens. Comentou sobre os índices alarmantes de inflação, a crise hídrica que aumenta o preço da energia elétrica, o aumento do gás de cozinha e dos combustíveis, penalizando a população. Destacou que luta pela inclusão dos menos favorecidos e que o presidente da República brinca de governar empobrecendo o País. Recordou que a Casa aprovou o Projeto de Lei que regulamenta a atividade de Transporte Remunerado Privado Individual de Passageiro, com a intenção de ajudar o cidadão desempregado, mas que diante do aumento dos combustíveis a atividade se tornou inviável. Reconheceu o empenho dos atletas nas Paralimpíadas, comentando que quando um ser humano tem uma deficiência em certo sentido, outros sentidos são mais apurados.

– O vereador Vivaldo Azevedo enalteceu e agradeceu a Secretaria de Saúde o mutirão de vacinação de COVID-19 ocorrido no fim de semana, um grande sucesso.

– O vereador Júlio Nogueira (Júlio da Corneta) agradeceu aos colegas a aprovação em primeira votação do Projeto de Lei que denomina “Praça Padre Nelson Barbosa Lima” o Canteiro que dá acesso à BR – 267 localizado no fim da Rua Laudelino de Souza Azevedo, no Santa Rita. Comentou que achou oportuna tal denominação, pois era um sonho do homenageado. Destacou a necessidade de concessão de auxílio para transporte escolar aos alunos do Centro de Educação Profissional de Caxambu (CEP), pois oferece bons cursos e muitos alunos não têm condições financeiras de pagar o transporte. Lamentou a situação das queimadas, o clima seco e as queimadas nos terrenos baldios, e pediu que a prefeitura cobrasse dos proprietários a limpeza, fazendo cumprir o Código de Posturas. Agradeceu à Brigada de Incêndio do Município, pois não mede esforços para conter as queimadas.

– O vereador Fábio Curi, Líder do Governo, chamou a atenção da população para participar das decisões do poder público, inclusive ocupando a Tribuna Livre, na Câmara. Falou do Plano Municipal de Saneamento Básico, que está sendo formulado pela prefeitura, e que o secretário Arnaldo Ribeiro e Gilson Rodrigues são os representantes do Legislativo. Completou que o Executivo está deliberando os projetos finais deste importante Plano que dará subsídio fundamental para a abertura de uma licitação para o tratamento de água e serviço de esgoto na cidade. Resumiu o Programa de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais, que é de competência da prefeitura. Explicou que o Plano identificou que o município vem seguindo praticamente todos os atos e melhorias necessárias e que são poucos os investimentos para o manejo de águas pluviais, principalmente em alguns pontos específicos, como em frente do Hotel Glória, o Lago, que serão solucionados com o passar dos tempos. Explicou que o Programa de Esgotamento Sanitário será um investimento até durante 20 anos para a empresa que assumirá depois da licitação, no montante de aproximadamente 16 milhões, para serem investidos nos serviços de água e esgoto. Adiantou que o Executivo enviará o Plano para apreciação da Câmara este ano, a ser discutido inclusive em Audiência Pública. Felicitou e agradeceu à Secretaria de Saúde o mutirão de vacinação de COVID-19 ocorrido no fim de semana, quando foram aplicadas 650 doses. Falou da crise de representatividade na política do Brasil, principalmente pela formação do Congresso Nacional, que não leva ao desenvolvimento da Nação. Chamou a atenção dos eleitores para a escolha dos candidatos nas próximas eleições.

– O vereador João Francisco (Sapê) agradeceu ao Executivo o atendimento das indicações da Casa. Recordou de uma emenda destinada pelo deputado estadual João Leite, no valor de R$ 100.000,00, para a instalação de uma academia ao ar livre e a compra de um veículo para a Saúde, em poder do Executivo. Felicitou a secretária de Saúde Maria Bernadete Bortone e equipe envolvida no mutirão da vacinação de COVID-19, no fim de semana. Pediu que a população vacinasse o mais rápido possível para termos um fim de ano mais tranquilo, com mais paz e menos doença. Comentou sobre a importância do requerimento apresentado pelo secretário Arnaldo Ribeiro, cabendo a Casa passar as devidas informações à população, com mais respeito e agilidade.

– O vice-presidente Nilton Américo pediu ao Executivo a conclusão do calçamento do acesso ao Mosteiro Maria Mãe de Cristo, aproximadamente uns 30 metros, justificando que a procura pelo local é muito grande pelos caxambuenses e turistas, que enfrentam a poeira ou o barro. Pediu também a colocação de cascalho ou pó de pedra num pequeno trecho nas imediações da garagem da Cometa, às margens da Avenida do Contorno. Felicitou a Secretaria de Saúde pelo mutirão da vacinação de COVID-19 ocorrido no fim de semana.

– O secretário Arnaldo Ribeiro reforçou a necessidade de envio de proposição ao Executivo solicitando informações sobre os requerimentos apresentados pelos munícipes aos diversos setores da prefeitura, pois tem recebido frequentes reclamações devido à demora ou postergação das respostas. Recordou que a cidade tem sofrido muito com a pandemia, principalmente o setor turístico, e desejou o desenvolvimento de outras áreas, da construção civil e dos loteamentos, que geram empregos e circulam riquezas. Justificou que precisa saber como está a situação na prefeitura neste setor, de acordo com a sua capacidade de atendimento. Enalteceu a importância para a comunidade espírita do senhor Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti, que denomina a antiga Rua Três, no Bairro Santo Antônio, Condomínio Valparaíso.

– O presidente Alessandro Fortes (Sandrinho do Som) reforçou a necessidade do atendimento de duas indicações apresentadas por ele ao Executivo: a tomada de providências sobre o esgoto que corre a céu aberto no Bosque, mais precisamente no Campo São Cristóvão, para evitar principalmente a proliferação do mosquito Aedes aegypti, e a limpeza do local com a remoção de lixo e entulhos, pois é uma área de preservação ambiental; e a passagem da máquina patrol na extensão da Rua Joaquim Amaro Tobias, no Alto Santa Rita.