Grande Expediente

512

Reunião Ordinária

16 de março

– O vereador Vinicius Hemetério reclamou que 15 alunos da zona rural estavam sem o transporte escolar desde o dia 6 de março, sendo prejudicados na escola. Discorreu que é preciso regularizar a situação e que é inadmissível o problema permanecer por tanto tempo sem ter alguma alternativa. Reafirmou que é um problema grave, e que não pode repetir, devendo o município oferecer outro recurso para atender o transporte. Destacou que existem reclamações da falta de atendimento das reivindicações básicas de infraestrutura, tendo em vista que o IPTU está sendo cobrado pela prefeitura normalmente, citando os exemplos das Ruas Hilda Andrade Pereira Machado, acesso ao Vale das Colinas, e Major Penha, no centro, em situação precária.

– O vereador Júlio Nogueira (Júlio da Corneta) comentou que também foi procurado por cidadãos reclamando do mesmo problema, e teve informações que seria sanado no dia seguinte. Solicitou o envio de um ofício à empresa de transporte coletivo para estudar a viabilidade de implementar uma linha no Santa Cruz. Destacou a importância de seguir as recomendações da Organização Mundial de Saúde para evitar o contágio do novo coronavírus, em especial evitar aglomerações e contatos físicos. Pediu atenção às fake news disseminadas nas redes sociais sobre o assunto, pois não tinham conhecimento suficiente sobre as reações causadas pela doença COVID-19, e relembrou as outras epidemias que rapidamente foram controladas, diferente da que está ocorrendo. Destacou que o SUS não está preparado para receber um número muito grande de pacientes e pediu cuidado junto à população para levar a sério o problema e tomar as precauções necessárias.

– A vereadora Jenny Aragão (Gica) manifestou satisfação com o trabalho da capina e elogiou a limpeza dos bairros. Cumprimentou o colega Renato Brandão pela apresentação do requerimento sobre o novo coronavírus, e destacou a importância do município criar mecanismos para evitar a propagação maior desse vírus. Discorreu que as nações estão unidas em prol da busca de um tratamento contra a doença COVID-19, e pediu cautela na disseminação de informações falsas nos meios de comunicação. Falou que é preciso enfrentar a nova pandemia com todas as armas necessárias, em especial aquela proveniente do controle emocional.

– O vereador Fábio Curi destacou a importância do pagamento do IPTU para ser revertido em ações essenciais em prol da população. Discorreu que é preciso alavancar as receitas do município para custear os serviços públicos esperados. Falou que o serviço de limpeza das vias já estava em andamento e também que a operação tapa-buracos contemplaria todos os bairros. Destacou que o município se tornou um grande canteiro de obras, enumerando diversas delas em andamento. Manifestou que o coronavírus se tornou realidade no País e que o momento é de prevenção e serenidade para tomar as atitudes responsáveis. Pediu que a população se conscientizasse e evitasse aglomerações, assim como evitassem o contato com outras pessoas se caso tivesse algum tipo de sintoma, bem como procurasse assistência junto ao setor de Epidemiologia. Destacou a importância do isolamento e defendeu a união de esforços dos entes federativos e instituições em prol do combate desse vírus. Desejou muita fé, calma e segurança para vencer a pandemia.

– O vereador Mário Alves enalteceu o requerimento apresentado pelo vereador Renato Brandão, mas pediu atenção para a população não entrar em pânico, causado pela mídia nacional em relação ao coronavírus.

– O vereador Paulo Rodrigues solicitou que a Secretaria Municipal de Saúde analisasse a situação da fila de cirurgias eletivas de hérnia, com aproximadamente 20 solicitações, sendo que somente três cirurgias foram realizadas mensalmente.

– O secretário Francisco Martins (Kiko) informou que o presidente Jean Carlos, o prefeito Diogo Curi e ele visitaram na Zona da Mata uma confecção de lingeries, que atende varejistas como Carrefour, Marisa e Havan, para sugerir uma possível abertura de uma unidade no município. Destacou que como legisladores também têm interesse em buscar fomento para o desenvolvimento e geração de empregos na cidade. Enalteceu a capacidade de crescimento do potencial local e falou que fazia um trabalho de divulgação positivo, divergindo de muitos cidadãos, que tentam denegrir a imagem da cidade. Comentou que também foi procurado por cidadãos que reclamam da falta de transporte escolar na zona rural e pediu a cooperação dos alunos para caminharem até o micro-ônibus.

– O presidente Jean Carlos enalteceu o relatório apresentado pelo vice-prefeito Luiz Henrique, porém destacou que é preciso batalhar para fomentar o desenvolvimento econômico da cidade, e consequentemente gerar mais empregos. Destacou que não tem o perfil de divulgar suas ações nas mídias sociais, mas defendeu a importância de demonstrar o trabalho da Câmara. Reclamou que as pessoas não acompanham as ações do Executivo, mas quando viam determinadas postagens na internet não mediam palavras para criticar os vereadores. Destacou que esteve na UBS do São Januário e criticou as condições do local, e pediu que a Administração melhorasse as condições do atendimento, buscando novas instalações ou até mesmo construindo uma sede própria.