Grande Expediente

503

Reunião Ordinária

         27 de abril

– O vereador Fábio Curi comentou que a prefeitura criou a Ouvidoria para o cidadão reivindicar, sugerir Projetos de Lei, programas a serem adotados e melhorias para os bairros. Solicitou à Câmara o enviou de ofícios ao “Caxambu Solidário”, devido à grande ação de líderes religiosos em prol daqueles que estão passando dificuldades com a pandemia. Agradeceu às bandas Satsfação, Quarteto do Samba, Quoiotes e todas as outras a realização sensacional de “Lives” para arrecadação de alimentos e recursos financeiros para os necessitados em virtude da pandemia. Felicitou a Secretaria de Promoção e Assistência Social pelo trabalho realizado. Comentou a existência de uma manifestação da prefeitura junto ao Ministério Público em prol da reabertura do Parque das Águas, sugerindo que a Câmara também assinasse a manifestação que será feita à CODEMGE. Demonstrou satisfação com a inexistência de caso confirmado de paciente com coronavírus na cidade, bem como com a reabertura gradativa do comércio, mas pediu que todos, com responsabilidade, se cuidassem, pois a tendência é aumentar os casos infectados no país. Felicitou o trabalho desenvolvido pela Administração voltado aos munícipes, com dedicação, transparência e ética. Comentou que haveria flexibilização do horário de funcionamento do comércio, ressaltando que na primeira semana foi apenas para adequação, mas que é importante todos terem cautela, pois o vírus está circulando e está em qualquer lugar, inclusive em São Lourenço.

– O vereador Vinicius Hemetério novamente pediu a elaboração de um novo decreto contemplando a reabertura das academias, inclusive afirmou que compartilhou nas redes sociais um vídeo dos proprietários de academias de Varginha. Lamentou a atitude de um cidadão que comentou sobre a irresponsabilidade que era das academias reabrirem, mas reforçou que sempre defendeu a reabertura de forma consciente e responsável. Relembrou que eles têm que continuar honrando com as suas obrigações: pagamento dos funcionários, aluguéis, água, luz, fornecedores. Comentou uma reportagem veiculada na CNN informando que muitas cidades não seriam atingidas com o coronavírus, esperando que Caxambu fosse uma destas, mas, por outro lado, que muitas seriam epicentros, como Manaus, São Paulo e Rio de Janeiro. Reforçou a importância das academias para o tratamento de saúde e citou que inclusive não são frequentadas por turistas.

– O vereador Júlio Nogueira (Júlio da Corneta) pediu à prefeitura que intercedesse junto ao DNIT a respeito de alguns balaústres trincados existentes na ponte sobre o Caxambu Velho, pois correm o risco de cair. Reforçou o pedido a CODEMIG para a reabertura do Parque das Águas, com responsabilidade e segurança, como ocorre nos supermercados para que os munícipes tenham segurança para pegar água. Pediu que a Câmara enviasse um ofício à Secretaria de Turismo indagando a existência de um planejamento de resgate do turismo, após esta pandemia.

– O vereador Paulo Rodrigues felicitou a “Live” feita pelo jovem Caio César para o jornal Arte 3, uma oportunidade de responder várias perguntas a respeito da pandemia do coronavírus. Cumprimentou o vereador Júlio Nogueira (Júlio da Corneta) pela sugestão do ofício a ser dirigido à Secretaria de Turismo. Agradeceu ao secretário de Obras, Carlos Henrique de Carvalho, “Carlão”, a retirada de entulhos na Rua José Juvêncio Sacramento, no Santa Tereza. Apoiou a reabertura do Parque das Águas para que os munícipes pudessem buscar a água.

– O presidente Jean Carlos comentou que enviou um ofício ao Hospital pedindo informações de casos suspeitos e/ou confirmados de Covid – 19, sendo informado que, até aquela data, inexistia caso confirmado na cidade. Comentou que foi solicitado ao Executivo a não redução do horário de funcionamento do comércio local, pois entende que com a restrição, ocorrerão mais aglomerações. Pediu a flexibilização para que os produtores rurais voltassem a comercializar suas verduras e legumes conforme faziam antes da pandemia. Quanto ao delivery, pediu a ampliação do horário de 20 para às 23 horas. Pediu mais cortesia a alguns fiscais ao abordarem os comerciantes.