Grande Expediente

598

         Reunião Ordinária

         3 de agosto

– O vereador Paulo Rodrigues deu as boas-vindas aos colegas, pois estavam retornando as atividades do último semestre da legislatura. Justificou a Moção de Congratulações apresentada na Reunião Ordinária, homenageando o senhor Raul Spinelli, que demonstra maior carinho e cuidado com a Praça União e desejou que todos os cidadãos se espelhassem no empenho do homenageado. Felicitou a Secretaria Municipal de Obras pela manutenção da Mina, no Santa Tereza, bem como a reforma no trecho da Estrada Real. Elogiou o trabalho realizado pela prefeitura, sempre atendendo às reivindicações dos vereadores. Lembrou e elogiou a obra do Portal, que está muito bonito, bem como as demais em andamento no município.

– O vereador Renato Brandão reforçou a importância do atendimento pela prefeitura das suas indicações apresentadas naquela reunião. Sugeriu ao Líder do Governo que interviesse junto ao Executivo quanto à dilação dos prazos da dívida ativa, por conta do período da pandemia. Elogiou a colocação de corrimão no muro da Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios, na Rua Silvestre Ferraz.

– O vereador Vinicius Hemetério informou que os R$ 300 mil encaminhados pelo deputado federal Newton Cardoso Júnior estão na conta do município e destinados ao Fundo Municipal de Saúde, mas que serão repassados ao Hospital após a apresentação de um plano de trabalho por parte da administração da unidade. Completou que o plano de trabalho já foi apresentado à Secretaria Municipal de Saúde. Recordou que o deputado destinou a carta de intenção direcionando apoio financeiro para 44 municípios mineiros, dentre as 853 cidades do Estado. Recordou que mais uma vez o deputado se lembrou da cidade, colaborando com o desenvolvimento local, principalmente na Saúde. Falou que os trâmites seriam seguidos rigorosamente e que o Hospital receberia o mencionado auxílio financeiro.

– O vereador Fábio Curi, Líder do Governo, complementou a fala do colega Vinicius Hemetério e informou que o montante é considerado recurso financeiro do Governo Federal e não uma emenda parlamentar. Disse que o Governo fará o repasse e que o MDB local elaborou uma carta de intenção do deputado federal Newton Cardoso Júnior solicitando a transferência do recurso para o Hospital. Informou que o município realizaria todos os trâmites legais para os recursos chegarem à unidade hospitalar com responsabilidade e legalidade. Agradeceu à Secretaria Municipal de Obras a recomposição do asfalto em parte da Rua Manoel Joaquim, no centro, e a limpeza da Travessa Raimundinho, no Trançador. Felicitou a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer pela manutenção da iluminação da Quadra Poliesportiva do Vila Verde. Solicitou à Câmara o envio de um ofício à CEMIG pedindo providências em relação a um fio de alta tensão existente no beco da Travessa Raimundinho. Reforçou a necessidade de atendimento da indicação para implantação de travessias elevadas de pedestres em frente da Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios e Escola Estadual Ruth Martins de Almeida. Leu o pedido de providências feito por uma cidadã em relação aos problemas causados pela empresa JCA Construções Ltda., no Santa Rita, referentes à poeira e ao barulho.

– O presidente Jean Carlos agradeceu ao Executivo as obras de revitalização na Estrada Real, entre Caxambu e Baependi, pois a falta de manutenção prejudicava a região, e ressaltou que a solicitação de sua autoria fora atendida com muito esforço. Falou novamente da limpeza ocorrida na estrada de acesso ao Aeroporto, que precisa inclusive da operação tapa-buracos, tendo em vista que o local está sendo muito utilizado por caminhões por conta do “porto de areia”, desgastando o asfalto. Sugeriu que as empresas que exploram o local colaborassem com a manutenção da estrada. Ressaltou novamente a necessidade de desativação das barreiras sanitárias nas entradas da cidade, desejando o funcionamento e desenvolvimento natural do município.