Grande Expediente

626

Reunião Ordinária

         24 de agosto

         – O vereador Vinicius Hemetério reforçou a necessidade de providências urgentes em relação ao barranco localizado próximo da Praça Josué de Sá, no Caxambu Velho. Explicou que as fissuras estão aumentando, o que necessita de uma reparação urgente pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Obras, devido às proximidades das chuvas. Ressaltou que a avenida é muito movimentada e acesso para várias localidades, e que um desbarrancamento causaria inúmeros prejuízos, colocando em risco a vida dos pedestres que transitam pelo local. Sugeriu o retorno das Reuniões Ordinárias para as 18 horas, para facilitar o acompanhamento dos cidadãos pelas redes sociais. Questionou a Secretaria de Meio Ambiente sobre as medidas tomadas para o plantio de mudas de árvores, Lei Municipal nº. 2.542/18, desejando conhecer o planejamento da Administração para o plantio das mudas, as espécies e o local e lembrou que Caxambu comemorará 119 anos.

– O vereador Fábio Curi, Líder do Governo, esclareceu que o Plenário da Câmara é soberano para deliberar sobre qualquer iniciativa dos vereadores e ressaltou a importância dos debates para o desenvolvimento da cidade. Defendeu a liberdade de expressão, de expor as suas opiniões, concordar e também de discordar, atitudes benéficas para a Câmara. Falou do retorno dos jogos de futebol no município e elogiou a retomada das atividades comerciais no Centro de Artesanato. Ressaltou a importância da manutenção das ações de combate e prevenção ao novo coronavírus, preservando a economia local e os pequenos empresários. Defendeu e ressaltou a importância do trabalho dos médicos na cidade e informou que a Policlínica está sendo toda preparada, desinfectada e que o município terá a prática da telemedicina. Explicou que muitos médicos deixaram os cargos, mas que todo o serviço será normalizado o mais breve possível.

– O vereador Paulo Rodrigues felicitou o colega Francisco Martins (Kiko) pela apresentação da Moção de Congratulações ao doutor Leonardo Alves Batista; o trabalho desenvolvido pelo vereador Mário Alves, na Câmara, em prol dos servidores públicos; e o colega Júlio Nogueira (Júlio da Corneta) pela apresentação de requerimentos, que devem ser respondidos na forma legal. Enalteceu o trabalho realizado pelos profissionais de saúde da Policlínica.

– O vereador Renato Brandão comentou que a ausência de médicos nos postos de saúde é um grande problema para o município e que entendia a razão deles, pois a jornada de trabalho é extensa e o ganho financeiro muito baixo, sugerindo que a Câmara trabalhasse para equalizar a situação. Comentou e elogiou o retorno do funcionamento do Centro de Artesanato e das práticas esportivas no município. Informou que colaborou com a elaboração dos protocolos dos bares e restaurantes para a retomada do funcionamento, e que um dos cafés localizados na região central retomaria as suas atividades, gerando emprego e renda. Falou do retorno das atividades da EMATER, que tem por finalidade atender os pequenos agricultores e produtores rurais e, consequentemente, oferecer recursos para a economia. Felicitou o trabalho da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e informou que a prefeitura possuía uma dívida com a EMATER, que foi equacionada. Elogiou e enfatizou o trabalho da Câmara no que tange à aprovação de Projetos que possibilitaram a Administração a cumprir com as suas obrigações e as dívidas antigas existentes. Lembrou que apresentou uma indicação ao Executivo solicitando o retorno da EMATER e demonstrou satisfação ao presenciar a retomada das atividades de um órgão tão importante. Felicitou o Executivo pela pavimentação da Rua Imperatriz Leopoldina, no Vista Alegre, destacando que o bairro recebeu diversos investimentos nos últimos meses; e as melhorias na escadaria localizada próximo da Casa Natal, no Belvedere. Pediu a expedição de um ofício ao Executivo solicitando informações sobre o retorno das obras de revitalização da Praça Vereador Hélio de Castilho Moreira, no centro, já que o projeto foi aprovado e os recursos financeiros depositados na conta do município, e cobrou maior atenção e afinco da Administração para a finalização das obras.

– O vice-presidente Alessandro Fortes (Sandrinho do Som) demonstrou satisfação com a volta aos poucos a normalidade do município, inclusive com a presença de turistas. Pediu ao Líder do Governo, Fábio Curi, que levasse a preocupação da Câmara à secretária municipal de Saúde sobre a falta de médicos, principalmente nas Unidades Básicas de Saúde, pois diversas famílias estão sendo prejudicadas, pois não têm condições de arcar com o atendimento particular; e ao secretário municipal de Esportes, a necessidade de manutenção da iluminação da Quadra de Esportes do Bairro do Bosque, pois diversas lâmpadas estão queimadas.  Cobrou da CODEMGE a liberação da passagem pelo Parque das Águas aos moradores do Bosque, direito antigo dos moradores do bairro.