Grande Expediente

620

     Reunião Ordinária

         29 de março

        – O vereador Gilson Rodrigues registrou que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social constatou a necessidade de poda das árvores em uma determinada residência, no Trançador. Desejou uma Semana Santa com muitas reflexões e voltada para Deus na esperança de dias melhores. Sugeriu que as pessoas priorizassem a compra de ovos de chocolate e outros artesanais para movimentar a economia informal; e desejou uma feliz e abençoada Páscoa a todos.

– O vereador Vivaldo Azevedo comentou que está havendo aglomerações de pessoas no passeio da Avenida Camilo Soares, próximo da Fonte Viotti externa, e informou que, a partir do dia 30 de março, as pessoas poderão pegar água nas fontes internas, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. Desejou a concretização do projeto da casa própria, iniciativa do Executivo, o mais breve possível. Comentou o desespero dos familiares quando um ente querido precisa de uma vaga para internação nas Unidades de Tratamento Intensivo. Esclareceu que compete aos médicos a busca por vagas, na medida do possível, bem como os demais encaminhamentos, e que os vereadores, o vice-prefeito e prefeito não têm condições de resolver estas situações.

– O vereador João Francisco (Sapé) reforçou a necessidade da construção de um redutor de velocidade no entroncamento da Avenida Evaristo Sá Guedes com a Rua 25 de Dezembro, no Caxambu Velho. Recordou de uma reunião ocorrida na Câmara com a presença do diretor municipal de Trânsito, José Alfredo Carvalho da Silva, que explanou com muita clareza e sabedoria a questão dos quebra-molas. Sendo assim, pediu a ele que analisasse o atendimento da sua solicitação, pois está sendo muito cobrado pelos moradores da comunidade. Reforçou a importância do atendimento de outra indicação, pedindo a limpeza dos terrenos baldios localizados na Travessa São Domingos, no Caxambu Velho, uma questão de saúde pública.

– O vereador Vinicius Hemetério recordou da distribuição, na Reunião Ordinária, do Projeto de Lei no 21/21, que proíbe o uso de fogos de artifício ruidosos em eventos promovidos pelo Município de Caxambu. Resumiu que ele não quer proibir a queima de fogos por particulares, pois não tem como a prefeitura fiscalizar; mas que o Projeto propõe que nos eventos patrocinados ou realizados pelo município não seja efetuada a queima de fogos com estampidos, e sim apenas os fogos visuais. Pediu que a Secretaria Municipal de Saúde divulgasse nas redes sociais a paralisação da vacinação aos profissionais da área da saúde. Desejou uma abençoada Semana Santa a todos.

– O vereador Osmar da Silva (Boé) demonstrou confiança no Executivo no atendimento de suas indicações para o Santa Tereza. Comentou que recentemente esteve na Secretaria Municipal de Obras, e que obteve informações otimistas em relação às obras para conter os alagamentos na Avenida Camilo Soares, em frente do Hotel Glória, uma parceria com a administração do Parque das Águas. Reforçou a importância das medidas preventivas no combate à COVID-19 e enfatizou que, uma vez contaminado, não adianta os familiares dos pacientes procurarem os políticos em busca de vagas para internações, pois todos os doentes encontram dificuldades na espera por vagas, principalmente através do SUS.

– O vereador Fábio Curi, Líder do Governo, noticiou com alegria que Caxambu está entre as cidades mais sustentáveis de Minas Gerais, entre as 770 avaliadas no Brasil, ficando com a posição de número 243. No Sul de Minas, em segundo lugar, Poços de Caldas lidera, e no Estado ocupa a 18a posição. Elogiou o clima do município, a localização, a diversidade das águas minerais e o jeito de ser do caxambuense. Demonstrou muito otimismo em relação à geração de emprego e melhorias na educação após a pandemia.

– O vereador Dennis Renato Carneiro agradeceu ao deputado Ulysses Gomes o questionamento feito ao Comitê de enfrentamento à COVID-19 sobre o motivo da exclusão das atividades dos profissionais de educação física como prestadores de serviços essenciais, atendendo a sua solicitação. Reforçou a importância das atividades físicas na prevenção e combate à COVID-19, e as dificuldades enfrentadas pelos colegas, pois muitos estão fechando as academias. Agradeceu à coordenadora do Parque das Águas, Bruna de Campos Fortes Fagundes, a liberação do Parque das Águas, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, para as pessoas pegarem água nas fontes, pois muitos garantem o seu sustento com esta atividade. Pediu a abertura da Fonte Viotti externa, às 5 horas. Desejou uma abençoada Semana Santa a todos.

– O secretário Arnaldo Ribeiro recordou que seriam vacinados os idosos com 71 e 72 anos, no dia 30 de março. Comentou sobre os dados da linha de pobreza no Brasil e o aumento exorbitante em relação a 2020. Chamou a atenção dos colegas para conhecerem a realidade do município e sugeriu a participação de representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e CRAS numa Reunião Ordinária, solicitação acatada pelo presidente Alessandro Fortes (Sandrinho do Som).