Reunião Ordinária
31 de maio
– O vereador Júlio Nogueira (Júlio da Corneta) pediu o envio de um ofício à CEMIG indagando sobre as podas das árvores que estão atingindo a rede elétrica no município. Comentou que no fim de semana o Caxambu Velho e Vila Verde ficaram sem iluminação, devido à queda de um galho que atingiu a rede elétrica que abastece os bairros. Expôs que é interesse da Câmara e dos cidadãos conhecerem o cronograma dos serviços de podas, evitando assim os transtornos como o ocorrido. Sugeriu a participação da Secretária de Educação Ariana Maria Oliveira para abordar a municipalização de escolas estaduais por parte do Governo Estadual, na Tribuna Livre, oportunamente.
– O vereador Vivaldo Azevedo registrou condolências aos familiares e amigos dos senhores Paulo José Pinheiro e Vardenei Alves da Silva, “Nei da Quitanda”, rogando a Deus o conforto necessário a todos os familiares. Comentou que aguardava a análise da prefeitura quanto à apresentação de um projeto habitacional no município.
– O vereador Fábio Curi, Líder do Governo, solidarizou-se com todos os familiares que perderam seus entes queridos durante a pandemia. Rogou a Deus que curasse os acamados e positivados com o novo Coronavírus, desejando que a pandemia passasse o mais breve possível. Defendeu o amor e a união para combater o vírus e reforçou a necessidade dos devidos cuidados contra a disseminação. Defendeu o uso de máscara, álcool em gel, bem como a manutenção do isolamento social e pediu que a pandemia não fosse usada para fazer politicagem. Falou da importância da municipalização das escolas estaduais e defendeu a realização de Audiências Públicas pela Câmara para tratar deste assunto e frisou que o Estado deveria arcar com os custos de manutenção dos estabelecimentos. Cobrou que a diferença de valores fosse repassada pelo Estado, a fim de colaborar com a manutenção das escolas por parte da prefeitura.
– O vice-presidente Nilton Américo falou da necessidade da construção de passagens elevadas para pedestres na cidade e pediu à prefeitura a presença dos responsáveis na Rua Demétrio Jamal, para estudar a melhor localização da travessia e a sinalização. Expôs que o trecho é perigoso e que já ocorreu acidente fatal no local por conta da alta velocidade dos condutores de veículos na via. Frisou que é um pedido dos moradores das adjacências, a fim de oferecer mais segurança a todos que transitam e trafegam na citada rua. Solidarizou-se com as famílias enlutadas, rogando a Deus o conforto necessário, e falou da grande amizade que tinha com o senhor Vardenei Alves da Silva, “Nei da Quitanda”.
– O secretário Arnaldo Ribeiro cobrou mais cautela por parte da população nas medidas preventivas de combate à COVID-19 e defendeu a importância do trabalho para o sustento de todos. Frisou que a COPASA é uma empresa arrecadadora de receitas e que não se preocupa com o estado em que deixa as ruas da cidade, relembrando dos inúmeros buracos e falhas nos calçamentos. Criticou os elevados valores cobrados na tarifa de esgoto e o quanto influencia na economia familiar. Comentou que o poder público terá a possibilidade de resolver a situação com o Plano Municipal de Saneamento Básico de Caxambu. Acrescentou que o diagnóstico técnico elaborado pela UFMG demonstra inúmeras falhas da COPASA no município, que coloca em risco a saúde da população. Avaliou que as últimas obras foram realizadas por interesse da Companhia quanto a sua privatização e que os serviços foram realizados com um atraso de 30 anos. Completou que a Câmara e prefeitura e a UFMG realizariam as avaliações e estudos para em breve oferecer informações pertinentes à população.
– O presidente Alessandro Fortes (Sandrinho do Som) agradeceu ao secretário municipal de Obras, Edson Baldi da Silva, bem como ao prefeito o atendimento de indicação de sua autoria pedindo a revitalização da entrada do Santo Antônio, bem como a reforma do calçamento do Beco Cinco, no Bosque, em breve. Elogiou a Administração pela atenção dada ao Bosque, colocando-se à disposição para conquistas de novas emendas parlamentares. Informou aos moradores da Rua dos Pardais, no Campo do Meio, que nos próximos dias a prefeitura iniciaria o calçamento da via.