Grande Expediente

404

          Reunião Ordinária

          10 de agosto

– O vereador Vinicius Hemetério solicitou manifestação do Executivo sobre o término da obra do portal, que se encontra paralisada. Discorreu que já se passaram sete meses do período estimado para o término, e que os próprios funcionários da obra desconhecem o prazo de entrega. Cumprimentou a senhora Tânia Mazoni, que voluntariamente restaurou a herma da Princesa Isabel existente nas imediações da Igreja Santa Isabel da Hungria. Solicitou que a Secretaria de Planejamento Urbano providenciasse o projeto arquitetônico para a pavimentação da Rua 25 de Dezembro, no Caxambu Velho, para que ele pleiteasse uma emenda parlamentar com esta finalidade. Pediu ao Centro de Operações em Emergência (COE) e à prefeitura que analisassem o pedido feito por uma empresa de ônibus interestadual, solicitação feita a mais de um mês, sem respostas.

– O vereador Fábio Curi, Líder do Governo, destacou a importância do poder público estar vigilante sobre as queimadas criminosas, e manter seus mecanismos essenciais para evitar esses problemas. Solicitou que a Casa providenciasse uma proposição através de indicação para que o Executivo enviasse um Projeto de Lei com normas mais rigorosas para combater esses crimes ambientais na cidade. Pediu a colaboração da população para estar atenta a essas queimadas. Destacou o trabalho exercido no Posto Virtual da Receita Federal, dirigido pelos servidores municipais, facilitando em muito a vida dos caxambuenses. Manifestou sobre a importância da regularidade dos serviços essenciais, em especial sobre a coleta de lixo, e pediu responsabilidade da população em depositar seus resíduos de maneira correta, visando facilitar o trabalho dos garis. Pediu ao Executivo que intensificasse a conscientização dos setores da sociedade em prol da coleta de lixo sustentável. Endossou o assunto abordado pelo secretário Francisco Martins (Kiko) sobre a importância de gratificar os profissionais que atuam na linha de frente no combate à pandemia do novo coronavírus.

– O vereador Mário Alves corroborou o discurso do colega Vinicius Hemetério sobre o desempenho dos servidores da Secretaria Municipal de Obras, porém reclamou que nem 20% das suas indicações foram atendidas. Ratificou a importância de atender às indicações sobre a instalação de redutores de velocidade na Avenida Dr. Henrique Monat, visando evitar graves acidentes no local. Destacou ainda a necessidade de providenciar um projeto arquitetônico para pleitear recursos através de emenda parlamentar para melhorias no trecho da Rua Demétrio Jamal, próximo da antiga oficina do João Pica-Pau. Relembrou dos requerimentos de sua autoria tratando da valorização dos demais servidores municipais, em especial dos lotados na Saúde e Educação.

– O vereador Júlio Nogueira (Júlio da Corneta) destacou a importância da conscientização da população em relação à limpeza dos terrenos existentes no município, intensificando o rigor das leis em prol dessa situação de descaso por parte dos proprietários dos lotes baldios.

– O vereador Paulo Rodrigues se solidarizou com o falecimento do servidor público Gabriel Márcio de Assis Silva, da Secretaria de Obras. Reforçou a necessidade do atendimento do pedido da moradora do Santa Rita, quanto à retomada do transporte público coletivo, em especial o da linha Caxambu – São Lourenço – Caxambu realizado pela Empresa de Transportes Coutinho. Pediu a fiscalização mais efetiva para o uso de máscaras pela população. Defendeu que a Secretaria de Obras atenderia aos pedidos dos vereadores na medida do possível, inclusive a solicitação da moradora vizinha da empresa JCA.

– O vereador Renato Brandão comentou a situação dos moradores do entorno da empresa JCA, no Santa Rita, que sofrem com a poeira e barulho. Destacou a necessidade de se buscar alternativas sustentáveis para a solução do problema. Lembrou que naquela data comemorava-se o Dia do Advogado, felicitando todos os profissionais da área. Explicou que o problema relacionado à JCA deveria ser solucionado pela empresa e enalteceu as melhorias realizadas no município através da investidura de recursos próprios.

– O secretário Francisco Martins (Kiko) destacou o Decreto Municipal 2.719/20, lido naquela sessão, que trata da autorização do transporte coletivo intermunicipal, e comentou que infelizmente a linha Caxambu – Baependi – Caxambu não retornaria em virtude da negativa do Município de Baependi. Defendeu os trabalhadores que usam o transporte coletivo e pediu a atenção aos governantes daquela cidade que se sensibilizassem com essas pessoas e pudessem abrir uma exceção, autorizando a entrada dos ônibus na cidade. Enalteceu o trabalho do Centro de Operações em Emergência (COE) com as empresas de ônibus, e destacou a importância de se transmitir as informações à população, sem sensacionalismo. Reafirmou a necessidade da valorização dos servidores lotados na Saúde, defendendo que atualmente é imprescindível para a sociedade, que sofre com a pandemia.

– O presidente Jean Carlos agradeceu à Administração o atendimento de suas reivindicações, em especial a retirada de algumas barreiras existentes nos bairros. Destacou e enalteceu a quantidade de obras em andamento no município. Destacou a parceria do Legislativo e Executivo em prol do desenvolvimento da cidade e reforçou a importância do conserto da ponte existente na Rua Paulo Pereira, no Campo do Meio, que está causando transtornos à população.