Grande Expediente

274

Reunião Ordinária

          17 de agosto

– O vereador Vinicius Hemetério reforçou a necessidade de melhorias na área existente atrás do Ginásio Poliesportivo Jorge Curi, como a colocação de um braço de luz e construção de estacionamento de 45º graus para os frequentadores do ginásio.

– O vereador Mário Alves comentou que tramita no Congresso Nacional um projeto referente à privatização de algumas empresas e posicionou-se contrário a algumas delas, como a do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e dos Correios. Completou que enviou ofícios aos presidentes da República, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos demonstrando-se preocupado com a situação; bem como ao deputado federal Newton Cardoso Júnior pedindo-lhe o seu apoio e dos colegas na revisão do projeto.

– O vereador Fábio Curi solicitou ao Executivo lives dos artistas locais no aniversário da cidade, atendendo a sua solicitação. Comentou que as barreiras cumpriram o seu propósito, que já não são mais necessárias, pois a transmissão do vírus se tornou comunitária. Reforçou também que a fiscalização nos comércios e bairros aumentaria, mas pediu à população que tomasse cuidados e inclusive continuasse usando as máscaras. Informou que a Policlínica e as Unidades Básicas de Saúde retornariam o seu funcionamento e ressaltou a existência da telemedicina para atender a um maior número de pessoas; que haverá uma escala de sobreaviso para a brigada de incêndio com rodízio no combate às queimadas criminais. Referindo-se à reabertura dos hotéis, ressaltou que as promotorias do Estado e o Tribunal de Justiça decidiram sobre o plano oficial do governo Minas Consciente para a adesão dos municípios, no dia 22 de julho, e que a cidade que não aderir ao projeto, terá que optar pela Deliberação 17 do Estado, permitindo apenas os serviços essenciais, ou seja, o fechamento de quase todos os estabelecimentos. Ressaltou a importância da reabertura dos hotéis, fechados há cinco meses, mas seguindo os protocolos rigorosos, e a volta ao trabalho de mais de 300 funcionários, e pediu que todos tomassem os devidos cuidados com o coronavírus. Explicou que com a retomada das atividades da Policlínica, os PSFs também retornariam as suas atividades, e que muitos médicos pediram desligamento ou afastamento por motivos particulares, o que deixou a prefeitura desguarnecida, mas com o retorno das atividades em breve o atendimento voltará ao normal.

– O vereador Júlio Nogueira (Júlio da Corneta) recordou que constantemente apresenta requerimentos indagando sobre o Hospital, mas que nem sempre as respostas são satisfatórias e respondidas dentro do prazo. Diante desta situação, adiantou que a proposição seria encaminhada à Promotoria de Justiça. Agradeceu ao PROCON o atendimento de suas reclamações referentes à CEMIG.

– O vereador Paulo Rodrigues felicitou o vice-presidente Alessandro Fortes (Sandrinho do Som) pela condução dos trabalhos na presidência, bem como o vereador Mário Alves pela emissão dos ofícios aos governantes federais, apoiando os servidores dos Correios e contra a privatização. Questionou o Líder do Governo a data da contratação dos médicos das UBSs Santa Tereza e Bosque. Felicitou o vereador Júlio Nogueira (Júlio da Corneta) devido às cobranças feitas à CEMIG sobre os problemas referentes à iluminação pública. Agradeceu a pediatra que está fazendo um bom trabalho na UBS Santa Tereza.

– O secretário Francisco Martins (Kiko) reiterou algumas indicações de sua autoria como a que solicita uma rampa de acessibilidade na Rua Major Penha, em frente do Edifício Central, bem como redutores de velocidades na Avenida Evaristo Sá Guedes. Reforçou um pedido dele, bem como também do presidente Jean Carlos sobre a construção da sede própria da UBS São Januário. Cumprimentou a desenvoltura e desempenho do vice-presidente Alessandro Fortes (Sandrinho do Som) na condução dos trabalhos na Reunião Ordinária.

– O vereador Renato Brandão comentou que a reabertura das barreiras foi uma decisão muito bem estuda pelo “COE”, adotado o Minas Consciente para a reabertura de alguns comércios, bem como dos hotéis. Comentou que houve um aumento dos casos de Covid-19 no município, mas que a população não precisa se preocupar, pois os pacientes estão sendo monitorados pelas Secretarias Municipais de Saúde e de Estado de Saúde. Pediu à população o uso de máscaras e a não aglomeração; e ao Executivo a suspensão das execuções fiscais da dívida ativa, na pandemia, e, posteriormente, a renegociação, inclusive com o REFIS.

– O vice-presidente Alessandro Fortes (Sandrinho do Som) demonstrou satisfação com a retomada do funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), pois está fazendo muito falta nesta pandemia. Pediu ao Executivo o funcionamento do Posto Odontológico do Bosque. Cumprimentou o vereador Fábio Curi por ter pedido a colocação de um poste de luz na ponte do Bosque. Pediu ao Executivo o conserto do portão do Centro de Convenções e que o mantivesse fechado para a segurança dos transeuntes e do espaço. Comentou que enviou um oficio à CODEMIG/CODEMGE solicitando a autorização para a passagem dos moradores do Bosque pelo Parque das Águas, como antes da pandemia.