Grande Expediente

640

Reunião Ordinária

16 de agosto

– O vereador Vivaldo Azevedo recordou que os vereadores foram eleitos para representar o povo e que cabe ao Legislativo fiscalizar e cobrar o Executivo, o necessário, a favor dos seus eleitores.

– O vereador Júlio Nogueira (Júlio da Corneta) repudiou a Minirreforma Trabalhista que está sendo aprovada, reforçando o seu descontentamento, pois estão sendo retirados os direitos trabalhistas, como férias, décimo terceiro salário, Seguro-Desemprego e FGTS,  prejudicando os trabalhadores. Pediu uma nota de repúdio à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal contra a Minirreforma, e enfatizou que os deputados deveriam cortar os seus privilégios e não os direitos adquiridos pelos trabalhadores.

– O vereador João Francisco (Sapê) agradeceu ao Executivo o atendimento de suas indicações e reconheceu o alinhamento existente entre o Executivo e Legislativo. Recordou que os recursos oriundos da Vale serão recebidos em três parcelas, inclusive para o município. Sugeriu que a Casa convidasse o Chefe da Defesa Civil, Guilherme José Pereira, para tentarem, juntos, aproveitar e direcionar a verba da melhor forma possível. Reforçou a necessidade de a população fazer cobranças na Câmara.

– O vereador Osmar da Silva (Boé) destacou a importância do funcionalismo público e do comércio na economia local. Enfatizou a importância da construção civil e apelou ao Executivo rapidez na aprovação dos projetos, para a geração de emprego e renda.

– O vereador Dennis Renato Carneiro comentou que, graças ao governo federal, cada vez mais trabalhadores estão perdendo os seus direitos. Felicitou o deputado estadual Ulysses Gomes pela luta para o pagamento, pelo Estado, das férias-prêmio. Recordou que a Secretaria de Desenvolvimento Social está realizando mais um curso, o de polpas de frutas, destacando a importância de capacitar as pessoas para o empreendedorismo e a renda para o próprio sustento. Informou que o vereador Fábio Curi e ele estiveram reunidos com a secretária de Educação, Ariana Maria Oliveira de Paula, e que puderam constatar toda a estrutura que está sendo montada para o retorno das aulas nas escolas públicas da Rede Municipal e Estadual, na modalidade híbrida/presencial, no dia 30 de agosto, com segurança.

– O vereador Fábio Curi, Líder do Governo, reforçou que o país vive uma crise de representatividade muito grande, principalmente na Câmara dos Deputados. Expôs que a Minirreforma Trabalhista é um regresso ao trabalhador e desejou que os direitos sejam respeitados. Agradeceu ao secretário de Obras, Trânsito e Serviços Públicos, Edson Baldi da Silva, o trabalho executado como calçamentos de ruas e investimentos de infraestrutura.

– O secretário Arnaldo Ribeiro reforçou a necessidade do reparo dos calçamentos das Ruas Maria da Conceição Nogueira, Marcos Rosental e Rangel Pereira, no Jardim Imperial. Chamou a atenção da prefeitura para a execução de um serviço com qualidade e técnica. Cobrou a fiscalização e acompanhamento da prefeitura nas obras e reparos feitos pela COPASA, que destrói o calçamento das ruas da cidade. Considerou que a Minirreforma Trabalhista é um escândalo, retirando direitos trabalhistas e previdenciários, da dignidade humana.

– O presidente Alessandro Fortes (Sandrinho do Som) pediu o agendamento de uma reunião interna com o Chefe da Defesa Civil, Guilherme Pereira, acatando a sugestão do vereador João Francisco (Sapê), e o envio de um ofício ao Executivo, subscrito por todos os colegas, sugerido pelo secretário Arnaldo Ribeiro, pedindo a implantação da equoterapia. Agradeceu ao vice-prefeito a disponibilidade do secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Joaquim Luiz dos Santos Machado, e a equipe da Secretaria de Meio Ambiente, para a elaboração de um projeto de pavimentação de ruas. Completou que o vice-presidente Nilton Américo, os vereadores Gilson Rodrigues e João Francisco (Sapê) e ele conseguiram uma emenda parlamentar, no valor de R$ 582.000,00, para o calçamento de diversas ruas; e com os colegas citados, parte do calçamento da Rua Minas Gerais, no Trançador, e das ruas das Andorinhas e dos Pardais, no Campo do Meio. Agradeceu à deputada estadual Ione Pinheiro a emenda parlamentar no valor de R$ 100.000,00 para a aquisição de duas academias ao ar livre, uma no Jardim Exposição e a outra, no Santo Antônio.