Vereadores da Legislatura 2021/2024 são empossados

547

A Solenidade de Instalação da Legislatura 2021/2024 aconteceu nas dependências da Câmara, com um número reduzido de convidados, no dia 1o de janeiro, às 18 horas. Foram empossados os vereadores eleitos no dia 15 de novembro e diplomados pela Justiça Eleitoral: Alessandro Bento Fortes, Arnaldo José Ribeiro, Dennis Renato Campos Carneiro, Gilson Rodrigues de Souza, Júlio Carlos de Souza Nogueira, Fábio Curi Hauegen, Nilton Américo dos Santos, Osmar da Silva, João Francisco da Silva, Vivaldo Rodrigues de Oliveira Azevedo e Vinicius Hemetério.

Os vereadores Arnaldo Ribeiro (presidente), Nilton Américo (vice-presidente) e Fábio Curi (secretário) compuseram a Mesa Diretora, inicialmente, bem como o prefeito eleito Diogo Curi Hauegen e o vice-prefeito Luiz Henrique Diório de Souza.  Na oportunidade, o vereador eleito mais votado, Vivaldo Azevedo, 911 votos, leu o compromisso regimental, contendo os seguintes dizeres: “Sob a proteção de Deus prometo manter, defender e cumprir as Constituições da República e do Estado, a Lei Orgânica do Município, observar as leis, promover o bem geral do povo caxambuense e exercer o meu mandato sob a inspiração do interesse público, da lealdade e da honra. Assim o prometo”. O compromisso foi confirmado pelos demais vereadores, chamados nominalmente, que confirmaram o compromisso com as palavras: “Assim o prometo”. A seguir, o presidente “ad hoc” declarou empossados os vereadores para a Legislatura 2021/2024.

A segunda parte da Sessão Solene foi destinada à eleição da Mesa Diretora da Câmara para 2021. Apresentaram-se para os cargos de presidente os vereadores Osmar da Silva (Boé) e Alessandro Bento Fortes (Sandrinho do Som); de vice-presidente o vereador Nilton Américo dos Santos; e de secretário, os vereadores Fábio Curi e Arnaldo Ribeiro. Após a votação secreta, os vereadores Vinicius Hemetério e Gilson Rodrigues apuraram os votos com o apoio da Mesa Diretora.

O presidente “ad hoc” declarou o resultado e proclamou os eleitos para a Mesa Diretora 2021: para a Presidência, Alessandro Fortes (Sandrinho do Som) com seis votos; a Vice-presidência, Nilton Américo, 11 votos e para a Secretaria, Arnaldo Ribeiro, seis votos.  Os vereadores Osmar da Silva e Fábio Curi obtiveram cinco votos cada.

– O vice-prefeito eleito Luiz Henrique saudou a nova Mesa Diretora e demais vereadores empossados, enfatizando a necessidade de uma união mais forte em prol da cidade, e agradeceu o voto de cada cidadão que depositou, mais uma vez, confiança na atual Administração.

– O prefeito eleito Diogo Curi agradeceu a oportunidade de retornar a Casa para exercer mais uma vez o cargo de prefeito, enaltecendo a importância do Legislativo, e felicitou os vereadores que tomaram posse naquela noite. Destacou que havia muitos desafios pela frente e pediu respeito durante os debates que ocorreriam na Casa a partir daquela data.

Discursos de posse dos representantes do Legislativo         

         – O vereador Dennis Renato destacou que participava do processo político da cidade há anos e enalteceu a importância do acompanhamento das necessidades dos cidadãos que confiaram na sua pessoa. Agradeceu nominalmente aos seus familiares, em especial seu pai Vitor Renato Carneiro, e o significado da importância daquele momento vivido. Emocionado, lembrou de seu saudoso sogro vereador Marcos Antônio Leite Halfeld, destacando a convivência que tiveram e que tanto contribuiu com a sua vitória. Agradeceu o apoio da esposa e da filha durante a campanha e destacou a importância do exercício da vereança, desejando que todos tivessem esperança nos próximos anos, pois teriam muitos desafios pela frente. Reforçou que os desafios seriam encarados e vencidos e desejou apoio ao prefeito em prol dos interesses comuns da população.

– O vereador Fábio Curi agradeceu a Deus, aos amigos e cidadãos, e aos familiares, em especial os pais a participação no seu sucesso, e aos filiados e candidatos do Partido Liberal. Felicitou a Mesa Diretora e reforçou que trabalharia com muita dedicação em prol da cidade respeitando cada um dos seus eleitores. Lembrou das mulheres que fizeram parte do processo democrático e destacou a importância da participação popular nas Reuniões Ordinárias da Casa. Agradeceu a todos que o ajudaram e o motivaram a lutar por uma Caxambu melhor. Declarou que sob a proteção de Deus, iniciava um novo mandato, sendo muito importante a parceria, mais do que nunca, para que continuassem o grandioso mandato no Legislativo. Manifestou ânimo para ajudar, na medida do possível, através da sua experiência adquirida, os trabalhos em prol do desenvolvimento da cidade na nova etapa. Destacou algumas matérias relevantes aprovadas pela Casa no mandato anterior e propôs ser o porta-voz junto à população, debatendo assuntos de grande relevância, como a reforma de algumas Leis. Destacou a necessidade da união e participação popular para fomentar o desenvolvimento da cidade, em especial a criação de novos empregos, e desejou um feliz Ano Novo a todos.

– O vereador Gilson Rodrigues agradeceu a Deus a oportunidade de exercer a vereança e àqueles que o apoiaram, destacando as dificuldades enfrentadas em 2020, em virtude da pandemia e da crise financeira que assola o País. Desejou aos seus pares, um bom trabalho ao longo dos próximos anos, e que o anseio da população fosse colocado em destaque.

– O vereador João Francisco (Sapê) congratulou-se com a nova Mesa Diretora e agradeceu aos seus eleitores. Manifestou gratidão por tudo que tinha recebido e pela sua família que tanto o apoiava. Lembrou de seus companheiros de Partido e daqueles que depositaram confiança na sua pessoa. Expressou que com humildade enfrentaria os desafios, consciente da importância de cada dia no processo legislativo. Destacou que seu lema seria “trabalho” e desejou um feliz Ano Novo a todos.

– O vereador Júlio Nogueira (Júlio da Corneta) agradeceu a Deus e aos presentes a oportunidade de exercer a vereança, saudando a nova Mesa Diretora. Leu uma mensagem de reflexão sobre sua experiência como vereador ao longo dos quatro anos. Destacou os desafios e as lutas vencidas em união com o Executivo. Recordou que 2020 foi marcado de forma triste e assustadora em função de um vírus que ainda assola a população e destacou que tinha esperança e que a ciência estava agindo para que tivéssemos dias melhores. Expressou que defenderia os mais necessitados, em especial os que precisam de atendimento médico digno, e reforçou que ao longo de mais quatro anos representaria a sociedade sem distinção. Agradeceu aos seus familiares e amigos o apoio no decorrer de sua carreira política, enaltecendo seus eleitores pela confiança nele depositada para trabalhar pelos interesses da população.

– O vereador Osmar da Silva (Boé) desejou sucesso ao prefeito reeleito Diogo Curi, bem como aos seus pares. Reafirmou seu compromisso de trabalhar em prol de uma Caxambu melhor para todos e agradeceu os votos obtidos na eleição. Relembrou de administrações anteriores que foram fracassadas e enalteceu a Administração 2017/2020, fato que culminou na reeleição dos representantes do Executivo.

– O vereador Vinicius Hemetério agradeceu aos eleitores os votos obtidos, oportunidade em que renovava seu compromisso com os cidadãos. Agradeceu aos seus amigos e familiares o apoio e desejou sorte aos colegas ao longo da nova legislatura, destacando a importância dos debates. Defendeu a união de todos para que atendessem às necessidades reais da população e destacou a importância dos vereadores para a cidade. Destacou os desafios que seriam encontrados e registrou que estava atento aos anseios de todos. Relembrou da importância da participação dos jovens na política, tendo muito a contribuir com o desenvolvimento da cidade e enalteceu aqueles que exerceram a vereança fazendo parte da história do Legislativo. Desejou um excelente Ano Novo e com muita saúde para todos.

– O vereador Vivaldo Azevedo agradeceu a Deus a vitória, bem como aos munícipes, os votos recebidos, e a Mesa Diretora, o trabalho em prol da população carente que necessita de atendimento médico. Enfim, a todos que o apoiaram e desejou um feliz Ano Novo a todos.

– O secretário Arnaldo Ribeiro comentou que naquele momento político cabiam divergências e não oposição. Destacou a vitória expressiva do prefeito Diogo Curi nas eleições, significado do reflexo de uma boa gestão. Expôs que o momento era para discutir os assuntos que precisam ser revolvidos, bem como tratar dos problemas a serem sanados. Destacou que a população vive um período muito tumultuado e que os reflexos são sentidos na Câmara. Destacou a importância do enriquecimento dos diálogos e do conhecimento dos projetos, aproveitando a representatividade dos vereadores em busca de soluções. Enalteceu as qualidades da cidade e falou da importância de valorização dos seus atrativos. Enfatizou que seu propósito é defender os interesses da cidade e se colocou em condições de igualdade junto aos seus pares, de forma a contribuir cada vez mais com o processo de desenvolvimento local.

– O vice-presidente Nilton Américo pronunciou-se que obteve duas vitórias em 2020, agradecendo a Deus, aos familiares, amigos e, indistintamente, a todos os caxambuenses a sua vitória. Congratulou-se com o prefeito Diogo Curi, o vice-prefeito Luiz Henrique e citou os nomes dos colegas com quem teve a oportunidade de exercer outros mandatos. Defendeu que seu trabalho seria em prol dos munícipes menos favorecidos e que estaria à disposição de todos e desejou um feliz Ano Novo aos caxambuenses.

– O presidente Alessandro Fortes (Sandrinho do Som) agradeceu a Deus em primeiro lugar a oportunidade de ocupar o cargo de presidente da Câmara; e aos seus familiares e amigos, o apoio no período eleitoral. Relembrou a sua luta ao ingressar na política e destacou os ensinamentos deixados pelo pai, causando grande aprendizagem em sua atuação como vereador. Garantiu que trabalha intensamente em prol da população e destacou a importância da união da Câmara com a prefeitura. Enalteceu seus pares e agradeceu a oportunidade dada pelo ex-vereador Renato Sales Brandão ao convidá-lo a ingressar no PL, levando-o a ser vitorioso nas eleições municipais. Reforçou que estava disposto a trabalhar cada vez mais para melhorar a cidade e almejou um feliz Ano Novo a todos.