Requerimentos apresentados pelos vereadores ao Executivo

Vereador Júlio Nogueira (Júlio da Corneta – PSDB)

COVID – 19

Sobre as últimas notícias acerca do caso de COVID-19 constatada pelo Hospital de Caxambu, indaga-se: quais atitudes estão sendo tomadas pelo Hospital de Caxambu diante do fato apontado sobre transferência de paciente com suspeita de COVID-19 para o Hospital de Baependi; e quais os protocolos de segurança devem ser observados na transferência de pacientes com suspeita/confirmação de COVID-19 para outros hospitais e quais implicações legais pela não observação desses protocolos. Pediu, se possível, cópia de relatório médico do SUSFÁCIL informando e notificando os órgãos responsáveis sobre a suspeita/confirmação de um caso de COVID -19 e da transferência (com informação de hora e data) para o Hospital de Baependi. E indagou hora e data da constatação do caso de COVID-19 pelo Hospital de Caxambu e respectiva hora e data da notificação aos órgãos responsáveis.

Câmara solicita informações sobre transferência de paciente

A Câmara Municipal recebeu cópia do relatório remetido pelo Hospital Cônego Monte Raso de Baependi à Secretaria Municipal de Saúde de Caxambu, para ciência dos vereadores, na Reunião Ordinária, no dia 11 de maio. O Enfermeiro Responsável Técnico Eduardo José Maciel Pelúcio relata que no dia 5 de maio o hospital recebeu uma transferência de paciente via SUSFÁCIL do Hospital de Caxambu, no qual o paciente era encaminhado para procedimento cirúrgico em razão do diagnóstico elaborado pela equipe médica daquele hospital, sendo que o referido paciente constava com quadro séptico.

O paciente então foi aceito para UTI do Hospital Cônego Monte Raso com o quadro clínico em questão, onde seria realizado o procedimento cirúrgico, após melhora do referido quadro clínico. Contudo, quando da chegada do paciente no Hospital de Baependi, transportado pela ambulância do SAMU, ao ser encaminhado para o setor de Tomografia para a realização de exame, um familiar comentou que o paciente tinha realizado o teste de COVID – 19 no Hospital de Caxambu, o que não foi relatado no relatório de transferência.

O Hospital de Baependi aguarda providências quanto ao Hospital de Caxambu e o resultado do exame do paciente, para que, caso se teste positivo, sejam tomadas as providências necessárias quanto ao caso.     Após tomar conhecimento formalmente do documento endereçado à Câmara, lido na Reunião Ordinária, no dia 11 de maio, de suposta infringência de protocolos de saúde e sanitário, o vereador Júlio Nogueira (Júlio da Corneta) apresentou um requerimento ao Executivo para a apuração dos fatos.