13 DE MAIO – DIA DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA

510

“A Abolição da Escravatura foi o acontecimento histórico mais importante do Brasil após a Proclamação da Independência, em 1822. No dia 13 de maio de 1888, após seis dias de votações e debates no Congresso, a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, que decretava a libertação dos escravos no país.”

Na libertação dos escravos, Princesa Isabel teve um papel importante e decisivo ao assinar a Lei Áurea. Registrou um marco na história do Brasil, sendo lembrada ainda hoje por isso.

Princesa Isabel marcou também a história de Caxambu-MG após sua vinda à cidade com seu marido Conde D’Eu, no ano de 1868. Ela sofria com o problema da infertilidade, causada por uma anemia profunda. Essa foi a causa de sua vinda; para fazer tratamento com as águas ferruginosas encontras no Parque das Águas de Caxambu. Felizmente o tratamento surtiu efeito e ela foi curada.

No entanto, a Princesa havia feito uma promessa à Santa Isabel que era de sua devoção. Em gratidão por ter alcançado a cura da infertilidade e ter concebido após o tratamento com as águas ferruginosas, determinou o início das obras para a construção da Igreja Santa Isabel da Hungria (foto abaixo), em Caxambu, ainda no ano de 1868.