Requerimentos respondidos pelo Executivo

553

Vereador Fábio Curi (PL)

COPASA

– A população tem sido surpreendida com o fornecimento de água em alguns pontos da cidade de aspecto suja, turva, barrenta, intrigando e indignando os consumidores. Desta forma, vimos questionar da COPASA Saneamento S.A. os fatos que levaram àquela situação e as medidas devidamente adotadas para sanar tal ocorrência. Aproveitamos a oportunidade para questionar também se há viabilidade para redução da taxa de esgoto no município, uma vez que a população em geral tem cobrado essa reivindicação e revisão desses valores.

Executivo/COPASA: A alteração no aspecto da água deve-se às fortes chuvas ocorridas na região, a montante da captação do rio Baependi, contudo, a companhia assegura que a água distribuída à população apresenta-se dentro dos padrões de potabilidade estabelecidos pelo anexo XX da Portaria de Consolidação no5 do Ministério da Saúde (antiga Portaria 2914/11 do MS).

No que diz respeito à taxa de esgoto no município, esclarecemos que a política tarifária adotada pela empresa é definida pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (ARSAE-MG).

A coleta e o tratamento do esgoto são importantes para a qualidade de vida da população, para a preservação do meio ambiente e, também, contribuem para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios. Além de coletar e tratar o esgoto em Caxambu, a COPASA é responsável por executar todas as manutenções necessárias em redes e ligações da cidade.

A tarifa cobrada pelos serviços prestados de coleta e tratamento de esgoto corresponde a 97,5% sobre a tarifa de água, e é aplicada em todos os municípios atendidos pela Companhia, incluindo Caxambu.