PISO SALARIAL DA EDUCAÇÃO EM DEBATE

Professores da Rede Municipal de Ensino ocuparam o Plenário da Câmara durante a 36ª Reunião Ordinária, em 16 de outubro. Eles foram debater junto aos vereadores o Piso Salarial da Educação. Esse ano, o Ministério da Educação (MEC) definiu em R$ 4.420,55 o novo valor do piso salarial dos professores de escolas públicas, equivalente a 40 horas semanais de trabalho.

De acordo com o professor Valdeci Maciel Pereira, que ocupou a Tribuna Livre, em Caxambu, os professores municipais cumprem uma carga horária de 23 horas semanais. “Proporcionalmente, nosso piso salarial deveria ser de R$ 2.541, 81, porém, está fixado em R$ 2.197,00. Queremos apenas o cumprimento da lei”, disse.

A Câmara preparou um Ofício, assinado por todos os vereadores e encaminhado ao prefeito, onde informa a situação relatada pelos professores durante a Reunião Ordinária e solicita “que sejam agilizados os procedimentos e levantamentos necessários para que esse direito, legalmente garantido, seja colocado em prática, passando a ser realizado o pagamento o Piso, inclusive de forma retroativa”.