OUTUBRO ROSA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO DO CÂNCER DE MAMA

Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama que foi criado no início da década de 1990 e é promovido até hoje. O objetivo é de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

Em respeito a esse movimento, a Câmara Municipal de Caxambu tem se mobilizado através de ações como por exemplo: a iluminação da fachada da Sede da Câmara na cor rosa, servidores e vereadores vestidos de rosa, decoração do plenário com bexigas também na cor rosa e conteúdos nas redes sociais para chamar a atenção de todos sobre a importância do assunto e principalmente sobre a conscientização e prevenção ao câncer de mama. Acreditamos que o nosso posicionamento como alerta de ajuda é indispensável.

Informações gerais sobre o Câncer de Mama:

Sintomas – os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo) geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Prevenção – mulheres a partir de 35 anos devem procurar um médico, fazer o exame clínico das mamas e a mamografia uma vez ao ano. Vale lembrar que a mamografia é o principal método para o rastreamento da doença. Quando o câncer de mama é descoberto no início, há mais chances de cura.

A Câmara Municipal de Caxambu apoia a luta contra o câncer de mama.