Ordem Social conclui trabalhos sobre denúncias

O presidente da Comissão da Ordem Social, Francisco Martins (Kiko), em nome dos colegas Fábio Curi (vice-presidente) e Paulo Rodrigues (secretário), comentou que a citada Comissão finalizou os trabalhos relacionados aos fatos apresentados à Câmara pelo Hospital Cônego Monte Raso, de Baependi, e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), denotando-se haver aparentemente uma quebra de protocolos de saúde/sanitários, do Hospital de Caxambu para o de Baependi, em 11 de maio e 4 de junho.

A Comissão informou que ouviu o Hospital de Baependi, o Conselho Municipal de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e também a Associação Caxambuense Pró-Saúde (ACAPS). Posteriormente, a citada Comissão solicitou o arquivamento das duas denúncias recebidas pela Câmara. Concluiu que houve realmente fatos equivocados e provocados pela urgência dos atendimentos, mas dadas as suas ínfimas consequências procedimentais, superficiais, foram aproveitados como modelo para a melhoria dos protocolos de saúde e sanitário.

Explicou que a ACAPS assumiu em partes que errou e que reciclou profissionalmente alguns funcionários e que os fatos não causaram problemas para as partes. A Comissão pediu que a Casa enviasse ao Ministério Público todo o processo, para ciência, incluindo os depoimentos coletados, pareceres e demais documentos.

Durante a Reunião Ordinária realizada pela Câmara, no dia 24 de agosto, o vereador Júlio Nogueira (Júlio da Corneta) agradeceu e felicitou o trabalho realizado pela Comissão, que não encontrou infrações por parte do Hospital, pois os resultados dos exames dos pacientes foram negativos e a entidade admitiu o transporte de pacientes com sintomas suspeitos de COVID-19; e o presidente Francisco Martins (Kiko) informou que todos os depoimentos colhidos pela Comissão estão arquivados na Secretaria da Câmara, no processo, e à disposição dos demais vereadores e interessados.