RESUMO DA 7ª AUDIÊNCIA PÚBLICA – TEMA: AMBIÊNCIA URBANA

A 7ª Audiência Pública aconteceu dia 20 de setembro no Plenário da Câmara Municipal de Caxambu e foi transmitida pelo Facebook e Youtube. O objetivo foi tratar sobre o Projeto de Lei nº78/2021, referente a Ambiência Urbana na zona de interesse histórico de Caxambu. O Projeto estabelece normas para a instalação e manutenção de engenhos publicitários, toldos e outros elementos que compõe a ambiência urbana.

Para contribuir com a discussão e compreensão do Projeto, a Câmara Municipal de Caxambu elaborou um questionário sobre o assunto, que foi distribuído em alguns comércios locais e ficou disponível para ser respondido em nosso site, juntamente com o Projeto de Lei referido.

Tribuna Livre:

É o local onde todos os cidadãos podem se manifestar sobre assuntos que sejam de interesse da comunidade e que podem precisar de alguma intervenção dos vereadores.

Demos início ao uso da Tribuna com o Sr. Fernando Megda, proprietário do restaurante Agostini, que aproveitou a oportunidade para solicitar esclarecimentos mais detalhados sobre o assunto, para expor sua opinião sobre a implantação das mudanças propostas pelo Projeto e quais impactos causariam.

Em seguida, outro comerciante local, o Sr. Fillipe Amorim, proprietário do Armazém Sal da Terra também pediu mais informações técnicas aos profissionais envolvidos e discorreu brevemente sobre seu entendimento relacionado às alterações e às novas aplicações propostas pelo Projeto.

Outros dois comerciantes locais, Sr. José Lúcio Nogueira, proprietário do bar Tô no Coco e o Sr. Ricardo da Silva, proprietário do AgroPet, também deram seu parecer e enfatizaram como o projeto impactaria diretamente em seus estabelecimentos estrutural e financeiramente. Ainda, deram sugestões que acreditam ser de suma importância também para outros comerciantes.

Tivemos a participação do Sr. Ivan Ferreira, representante da empresa Patrimonium, mencionando como as instalações e manutenções propostas pela Ambiência Urbana seriam positivas para os comércios, os comerciantes e para a cidade em si.

Após a fala dos comerciantes, o Sr. Filipe Condé, Secretário Municipal de Turismo e Cultura, fez uma apresentação técnica e detalhada do projeto, exemplificando visualmente como ficariam (na prática) as instalações, mudanças/alterações dos elementos que compõem a ambiência urbana. Ainda, o Sr. Filipe esclareceu e tirou muitas dúvidas dos comerciantes e também dos vereadores.

O Prefeito Municipal, Sr. Diogo Curi, também pediu a palavra para enfatizar o motivo da elaboração do Projeto de Ambiência Urbana e falar sobre o posicionamento do Poder Executivo em contribuir para sua aplicação.

E concluindo acerca do assunto “Ambiência Urbana’, a Arquiteta responsável pelo Projeto, Sra. Ana Carolina Diório, completou as falas do Sr. Filipe Condé e respondeu as demais perguntas dos vereadores.

Agradecemos a todos que participaram e nos acompanharam pelas transmissões. Lembramos que a Exposição de Fotos Históricas realizada pela Câmara Municipal ficará aberta para visitação até sexta-feira, dia 23 de setembro, de 12h30 às 17h30. E a próxima Reunião Ordinária será realizada dia 26 de setembro, segunda-feira, às 18h. Até lá!