DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA É LEMBRADO NA CÂMARA

Em 20 de novembro comemora-se no País o Dia da Consciência Negra. A data foi oficializada por uma lei de 2011. Ela foi escolhida para homenagear Zumbi, o líder do Quilombo de Palmares, que morreu nesse dia, em 1695. Em Caxambu, o Dia da Consciência Negra também é comemorado no 4º sábado de novembro, de acordo com o PL 74/2011, aprovado pela Câmara.
Alunos da Escola Estadual Ruth Martins de Almeida – EERMA – celebraram as datas com uma exposição na Câmara Municipal, em 20 de novembro, durante Reunião Ordinária. A professora de Geografia, Maria Aparecida Gonçalves de Carvalho Sarkis, explicou que os trabalhos de conscientização foram iniciados em sala de aula, envolvendo alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental.

Segundo ela, a base de inspiração dos trabalhos foi quadro “Operários”, de Tarsila do Amaral. Pintada em 1933, a obra mostra pessoas de várias etnias que formam a sociedade brasileira. Após esse estudo da diversidade de raças no país, os alunos iniciaram também um “Censo Interno”. “A intenção é levantar como os alunos do EERMA se identificam e trabalhar mais com eles a questão da diversidade”, disse a professora. Os vereadores elogiaram a iniciativa e destacaram a importância do trabalho desenvolvido pela escola.