VEREADORES ATENTOS PELA CIDADE

489

O Projeto Cidades Inteligentes foi colocado novamente em pauta durante a 26º Reunião Ordinária, no dia 07 de agosto. Na ocasião, os vereadores cobraram novamente a devida operacionalização das câmeras de segurança instaladas em diversos pontos da cidade. No dia seguinte foi possível constatar ajustes sendo feitos nos equipamentos.

Aprovado pelos vereadores em 2021, o Projeto Cidades Inteligentes, coordenado pelo Inatel e financiado pelo BNDES, se tornou lei e consiste no monitoramento de câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade, interligadas ao sistema de vigilância da Polícia Militar. As câmeras podem constatar veículos roubados ou com irregularidades, como atrasos em tributos. A leitura das placas serve também para identificar a origem dos turistas e direcionar ações voltadas para esse público.

O aumento da capacidade de vigilância e monitoramento de áreas pontuais por meio de iluminação inteligente e câmeras contribui também para inibir situações de risco à segurança pública. Além de Caxambu, o Projeto Cidades Inteligentes contempla Santa Rita do Sapucaí (MG) e Piraí (RJ).