RESUMO DA 1ª AUDIÊNCIA PÚBLICA DE 2024

Charretes e charreteiros foram pauta da 1ª Audiência Pública de 2024 da Câmara Municipal, em 23/01, para tratar sobre a disposição do Decreto nº 3491 de 18/12/2023, considerando como parte dos fatores a preservação do meio ambiente, proteção dos animais de sua extinção e que estejam submetidos à crueldade, a alteração do local de manutenção dos equídeos utilizados para tracionar charretes e a possibilidade de encerrar tais atividades. Essas mudanças foram uma recomendação do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, contida do Inquérito Civil nº 0155.23.000029-3.

Estiveram presentes os representantes da classe, autoridades como Prefeito e Vice-Prefeito, o Secretário de Turismo e Cultura, representantes da Associação Protetora dos Animais de Caxambu (APAC) e a população. A Promotora de Justiça e Coordenadora Estadual de Defesa dos Animais do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Dra. Luciana Imaculada de Paula, que está atuando no Inquérito Civil, também participou através de uma videoconferência, esclarecendo as recomendações atribuídas pelo órgão.

Durante a reunião, a palavra foi franqueada ao Dr. Mauro Furtado, advogado da classe de charreteiros, que fez uso da Tribuna Livre para propor que seja estudado um novo projeto de melhorias para as atividades de charretes e impedir o encerramento.

O Sr. Guilherme Barros da Silva também participou da Tribuna como porta-voz dos demais charreteiros para falar sobre a atual situação em que se encontram diante das mudanças propostas por recomendação do Ministério Público, a dependência financeira destes e de suas famílias, como contribuem para o turismo do município e propôs novas medidas de trabalho.

Ainda, a palavra foi concedida ao Prefeito Diogo Curi e ao Secretário de Turismo Filipe Condé, que destacaram a relevância e a relação direta das atividades de charretes aos aspectos econômicos, culturais e turísticos de Caxambu, bem como o posicionamento do Executivo Municipal a partir da criação de projetos que contribuem com a regularização dos serviços, ao Sr. Ricardo da Silva Aquino, comerciante, que solicitou que seja revista a mudança de local das charretes, ao Sr. Paulinho Maciel, Sr. Vanderlei Levenhagen B. Pereira e Sr. Vicente de Paula Moreira Souza que se posicionaram a favor da classe, ressaltando ser uma fonte de renda para a população.

O Sr. Fuad Sacramento Zamot, a Sra. Nádia Gonçalves da Associação Protetora dos Animais de Caxambu (APAC) e a Sra. Denise Lage do Grupo de Amigos Patrulha Animal  abordaram em defesa da causa animal.

A Audiência contou com a presença de cerca de 65 pessoas.

Agradecemos a todos que participaram e nos acompanharam pela transmissão. Comunicamos que a 2ª Reunião Ordinária será realizada no dia 29 de janeiro, às 18h. Até lá!

Acesse também nossas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/caxambucamara/

Instagram: https://www.instagram.com/camaramunicipalcaxambu/