Nos últimos dias, foi amplamente divulgado e combatido nas redes sociais, um Projeto de Lei que previa a concessão de Plano de Saúde aos vereadores deste município.
Diante da polêmica gerada, venho a público esclarecer alguns pontos importantes.
O Projeto de Lei n° 024/2025 foi assinado e protocolado pelos membros da Mesa Diretora, como determina o Regimento Interno da Câmara Municipal de Caxambu e, TEVE SUA ORIGEM EM FUNÇÃO DA SOLICITAÇÃO DE VÁRIOS COLEGAS VEREADORES. Porém, com a condição clara de que só seria distribuído pela Mesa Diretora, para parecer, discussão e votação, se tivesse o apoio expresso e unânime dos 11 parlamentares da Casa Legislativa. ISTO OCORREU NA MEDIDA QUE TODOS ASSINARAM O DOCUMENTO QUE LHES FOI APRESENTADO.
No entanto, após o PL n° 024/2025 ter sido apenas distribuído, por motivos que não me cabe mencionar, alguns retiraram seu apoio que estava tácito.
Como Presidente da Câmara, tenho plena consciência de que o cargo que ocupo exige não apenas responsabilidade administrativa, mas também sensibilidade política e social. Embora eu entenda que o debate sobre condições dignas de trabalho para os parlamentares seja legítimo, também reconheço que o momento exige cautela e respeito à voz das ruas.
POR ISSO, ANUNCIO OFICIALMENTE QUE O REFERIDO PROJETO DE LEI ESTÁ SENDO RETIRADO DEFINITIVAMENTE DA PAUTA.
Não recuo por conveniência, mas por consciência.
Não recuo por receio, mas por respeito àqueles que sempre me trataram com fidalguia.
Assumo a responsabilidade por ter dado, como Presidente da Mesa Diretora, andamento à proposta, sem expor ou dividir culpas com quem quer que seja, os quais por questão de “foro íntimo”, optaram por outro decisão.
ACREDITO QUE É JUSTAMENTE NAS HORAS DIFÍCEIS QUE MOSTRAMOS QUEM SOMOS. E SE SER LÍDER É, MUITAS VEZES, FICAR SOZINHO NA LINHA DE FRENTE, QUE ASSIM SEJA.
Agradeço a todos, inclusive àqueles que mesmo com críticas duras e infundadas à minha pessoa, expressaram sua opinião.
Continuo firme no propósito de trabalhar com honestidade, coragem e compromisso com a população que me confiou este mandato.
Seguimos em frente.
Mário Alves
Presidente da Câmara Municipal de Caxambu