A Câmara Municipal de Caxambu realizou, ontem (02/09), uma Audiência Pública para discutir o uso de charretes na cidade, após o Poder Executivo encaminhar para a Casa Legislativa, o Projeto de Lei nº 31/2025.
O Projeto dispõe sobre a proibição do uso de veículos de tração animal para transporte de carga e passageiros no perímetro urbano do município de Caxambu, institui incentivo social para reinserção no mercado de trabalho e dá outras providências.
O evento contou com a participação de autoridades locais (prefeito, vice-prefeito, secretários), representantes da Associação de Proteção Animal – APAC, charreteiros e membros da comunidade.
Durante a audiência, foram debatidos temas como o bem-estar dos animais, a tradição cultural das charretes e alternativas de transporte turístico. Por outro lado, os charreteiros defenderam a atividade como fonte de sustento para suas famílias.
A Audiência ocorreu com a finalidade de debater de forma conjunta e de encontrar soluções equilibradas que atendam às preocupações com os animais e considerem o impacto socioeconômico para os trabalhadores envolvidos na atividade.
A Câmara de Caxambu já realizou outras audiências em anos anteriores para debater afundo sobre o assunto.
Presentes que participaram da Tribuna:
Nádia Gonçalves – Representante da Ass. de Proteção dos Animais de Caxambu – APAC
Guilherme Barros da Silva – Representante da Classe dos Charreteiros de Caxambu
Luciano Maciel de Brito – Presidente do Sindiscaxa
Fuad Zamot
Silvia Figueiredo F. Paim
Fernanda Braga Alves Pereira
Elayne da Silva Pereira
Waldir Tapetti
Maximiano Tiburcio P. Ribeiro
Marcos Antônio Tertuliano
Francisco Carlos de A. Pereira
Prefeito Municipal Luiz Henrique Diório
Vice-Prefeito Júlio da Corneta