EM HARMONIA COM O MEIO AMBIENTE

667

Árvores plantadas em frente à APAE.

 

Estabilidade climática, melhoria da qualidade do ar, redução da poluição visual. Esses são alguns dos benefícios de uma arborização urbana adequada. As árvores não atuam somente para embelezar o cenário. A copa, por exemplo, é uma verdadeira barreira solar, assim como as folhas, que impedem o aquecimento exagerado do entorno. Pensando nos benefícios de uma arborização adequada para Caxambu, a Câmara Municipal decidiu colocar a questão em pauta durante a 20ª Reunião Ordinária, realizada em 5 de junho, dia dedicado ao Meio Ambiente.

Vereadores chegaram, inclusive, a propor ao Executivo a criação de um Plano Municipal de Arborização. O objetivo, de acordo com o vereador Fábio Curi Hauegen, seria substituir as espécies em risco e as que não condizem com a estrutura da cidade. Na ocasião, os vereadores aprovaram o Requerimento nº 93/2023, apresentado pelo vereador João Francisco da Silva (João Sapê), que solicita informações relacionadas à possibilidade de supressão das árvores existentes em frente à APAE. “Queremos saber se o Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente – Codema avaliou a condição de segurança dessas árvores”, disse.

 No mesmo dia, os vereadores aprovaram também o Requerimento 92/2023, apresentado pelos vereadores João Francisco da Silva (João Sapê), Gilson Rodrigues e Vinicius Hemetério, que solicita informações em relação ao devido cumprimento da Lei Municipal nº 2.542/2018, que autoriza a Prefeitura a realizar o plantio comemorativo de mudas de árvores em número igual ao de aniversário da cidade de Caxambu. “O importante e colocar espécies adequadas nos locais específicos” ressaltou o vereador Nilton Américo dos Santos.