17 DE AGOSTO – DIA DO PATRIMÔNIO CULTURAL

PRATRIMÔNIO CULTURAL – DEFINIÇÃO

O termo Patrimônio Histórico e Artístico foi substituído por Patrimônio Cultural Brasileiro, pela Constituição Federal de 1988, no Artigo 216, uma vez que o conceito de “Patrimônio” ficou estabelecido pelo Decreto-lei nº 25, de 30 de novembro de 1937.

Patrimônio Cultural é composto por monumentos, conjuntos de construções e sítios arqueológicos de fundamental importância para a memória, a identidade e a criatividade de um povo e a riqueza das culturas.

Esses bens e suas identidades precisam ser resguardados e esse processo acontece através do Tombamento, cujo objetivo é preservá-los em sua estrutura e em seu valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, além de impedir que sejam destruídos ou descaracterizados. O Tombamento pode ser feito pela administração federal, estadual e municipal.

Já, os Inventários são instrumentos de preservação que buscam identificar as diversas manifestações culturais e bens de interesse de preservação e de natureza imaterial e material. O principal objetivo é compor um banco de dados que possibilite a valorização e salvaguarda, planejamento e pesquisa, conhecimento de potencialidades e educação patrimonial.

Os bens culturais de natureza imaterial são práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (mercados, feiras e santuários).

(Fontes: IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; IEPHA –Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais)

CONHEÇA ALGUNS DOS PATRIMÔNIOS DE CAXAMBU

• Patrimônio protegido por Tombamento Municipal

Escola Padre Correa de Almeida